Sagrados
Os Ensinamentos de Jesus

de Lubélia Travassos

em 23 Mar 2010

(...anterior) Esse homem falaria com eles e deviam segui-lo, visto que os levaria a uma certa casa, onde eles iam perguntar ao bom homem da casa onde se situava a sala de hóspedes, em que o Mestre devia tomar a ceia com os seus Apóstolos. O dono da casa iria mostrar-lhes uma sala ampla no andar de cima, que estava toda mobilada e pronta para recebê-los. Assim foi e os três quando encontraram o homem seguiram-no até à casa de João Marcos, onde o pai do rapaz os recebeu e lhes mostrou a sala para a ceia. Tudo isto aconteceu porque o Mestre na tarde do dia anterior havia chegado a um entendimento com João Marcos, quando estavam a sós na colina. Jesus queria sentir-se seguro e comer uma última refeição com os Apóstolos sem ser perturbado. Ele tinha feito o arranjo em segredo, por acreditar que se Judas soubesse de antemão o local de encontro deles, poderia armar com os seus inimigos para levá-lo. Desta forma, Judas só soube do local de encontro mais tarde, quando chegou lá na companhia de Jesus e dos outros Apóstolos.

Como Davi Zebedeu tinha muitos assuntos a tratar com Judas, impediu que ele seguisse Pedro, João e Filipe, como ele desejara. Davi pediu a Judas para que, dadas as circunstâncias lhe proporcionasse algum dinheiro adiantado para as suas necessidades reais. Depois de reflectir um pouco Judas disse que seria sábio e até melhor entregar-lhe todo o dinheiro, devido às condições inquietantes em Jerusalém, porque conspiravam contra o Mestre, e em caso de lhe acontecer alguma coisa, Davi não ficaria em dificuldades. Desta forma, Davi conseguiu receber todo o fundo apostólico e os recibos de todo o dinheiro em depósito, e os Apóstolos só souberam dessa transacção na noite do dia seguinte. Era quase quatro e meia da tarde quando os três voltaram e informaram Jesus que estava tudo pronto para a ceia. O Mestre preparou-se de imediato para levar os seus doze Apóstolos na trilha para a estrada de Betânia até Jerusalém, na Sua última caminhada empreendida com eles.

A caminho da Ceia, procurando evitar as multidões, passaram pelo vale do Cédrão, indo para a frente e para trás, entre o parque de Getsêmane e Jerusalém, Jesus e os doze caminharam pelo lado oeste do Monte das Oliveiras, para alcançar a estrada que de Betânia os levava até à cidade. À medida que se aproximavam do local onde Jesus havia passado a tarde anterior a discursar sobre a destruição de Jerusalém, pararam inconscientemente e olharam para baixo em silêncio. Como ainda era cedo e Jesus não queria passar pela cidade antes do entardecer, disse aos seus seguidores para se assentarem e descansarem, enquanto Ele ia falar-lhes sobre tudo o que iria acontecer em breve. Começou por dizer-lhes que tinham vivido todos aqueles anos como irmãos, e que lhes tinha ensinado a verdade respeitante ao Reino celeste e sobre os seus mistérios. O Seu Pai tinha feito muitas obras maravilhosas relacionadas com a Sua missão na Terra, e que eles tinham sido testemunhas de tudo e tomado parte na experiência de serem trabalhadores junto com Deus. Naquele momento iriam dar o testemunho daquilo que já lhes tinha avisado há algum tempo, de que ia voltar à obra que o Pai lhe tinha consagrado realizar, e que já lhes tinha dito claramente, que os devia deixar no mundo para continuarem o trabalho do Reino, cuja obra tinha começado.

E o Mestre continuou a dizer que era natural que eles contemplassem a cidade com tristeza, visto terem ouvido as Suas palavras sobre o fim de Jerusalém, mas também lhes tinha prevenido que eles não iam perecer na sua destruição, retardando assim a proclamação do Evangelho do Reino. Do mesmo modo preveniu-lhes para que tomassem cuidado e não se expusessem desnecessariamente ao perigo, quando eles viessem buscar o Filho do Homem, pois Ele precisava ir, mas eles tinham que permanecer para dar testemunho do Evangelho. Sendo a vontade do Pai que Ele partisse, eles nada poderiam fazer que frustrasse o plano divino.