Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 4
O Símbolo da Sabedoria

de Maria

em 11 Mai 2010

  (...anterior)
2ª – A circulação dos fluidos pránicos começam a interagir com o fogo da base da coluna vertebral (kuṇḍalinī) e a impulsioná-lo, lentamente, na vertical transferindo o seu calor (tapas), situado nos centros abaixo do plexo solar, para os centros superiores: o cardíaco, o laríngeo e o coronário. Processa-se de forma lenta e longa. Tornar-se-á mais rápida, para quem se consciencializa da necessidade da evolução espiritual de forma mais consciente e inteligente. Quando se empreende um caminho de evolução espiritual consciente, começa-se a “apressar” e a desenvolver os movimentos internos de fusão das energias do prāṇa, da radiação solar e do fogo interno da kuṇḍalinī, naturalmente.
3ª – A partir da fusão da actividade do prāṇa, da radiação solar com o fogo latente da base da coluna ou kuṇḍalinī, a matéria ou corpo físico funciona de forma mais perfeita, produzindo um aceleramento vibratório, que responde com mais rapidez à nota superior do Ego ou o Eu Sou (Espírito), causando por sua vez, uma constante elevação dos fogos vitalizadores através do canal triplo da coluna vertebral: Ida, Piṅgala e Susumṇa. Uma vez que o triplo fogo básico e triplo fogo pránico se unam, a evolução avança mais segura e mais rápida.

Na sequência desta fusão, tem lugar uma mudança na acção dos centros ou plexos nervosos que se encontram no corpo físico, em correspondência com os corpos etéricos, ou chakras (§) (rodas), que impulsionados começam num movimento rotativo, manifestando-se como centros giratórios de fogo vivente e radiante. À medida que o fogo kundalínico e o prāṇa continuam a sua tarefa, os canais vão-se desimpedindo; os centros ou “rodas” fazem-se mais activos e o corpo purifica-se com a “chama” do Espírito ou o fogo proveniente do Eu Sou ou Ego, que desce com mais força, até que emerge da cúspide da cabeça a “chama” resplandecente. Nesta activação simultânea dos fogos do Espírito e da matéria, é activada a mente ou o aspecto manas com maior intensidade, impulsionando o poder da Inteligência – Consciência. Nesta fusão dos fogos internos o poder da mente ou o aspecto Vontade, dirige e regula conscientemente o fogo kundalínico ou a sua própria energia interna e externa. E quando o corpo etérico desempenha a sua função de forma adequada vitalizando os órgãos físicos, protege das enfermidades. Quando o homem absorve e distribui o prāṇa correctamente, sobrepõe-se às doenças do corpo físico.

Esta união dos fogos vai consumindo totalmente as barreiras que impediam a circulação da energia, “queimando-as” pelo poder purificador do fogo, mediante o esforço conscientemente dirigido. O problema é quando, por qualquer fraqueza psíquica, esta força seja mal dirigida, podendo levar ao desequilíbrio ou mesmo à loucura. Por isso as práticas para desenvolver a kuṇḍalinī são desaconselhadas, e todo o processo aqui descrito, faz parte de processos naturais internos da matéria e dos corpos espirituais ou etéricos, operando em simultâneo e de forma consciente num sentido ascendente, espiritual. Se a matéria do corpo físico não está suficientemente purificada para resistir à união das “chamas”, o canal ascendente da coluna vertebral fica bloqueado, actua como barreira e a “chama” ou energia retrocede e, ao ser usada de forma imprópria, perturba os veículos etéricos e os próprios tecidos do cérebro.

As práticas naturais do Yoga (§) têm como objectivo fazer ascender as energias para realizar o samādhi pelo meio de tapas, que significa, fervor, ardor, resplendor (nunca penitência ou expiação) que desenvolve o fogo (agni) ou sol interno que resplandece. Nem tão pouco significa austeridade, mas disciplina nas actividades mentais e devocionais, pelo desenvolvimento interior que vai processando a purificação, no qual é fundamental a prática sistemática da Meditação. Ela faz ascender o fogo interno na base da coluna para a cabeça, que produz calor físico no sentido de despertar forças e energias espontaneamente, pelo poder da aspiração, devoção e apelo à libertação.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®