Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 3
Sanchi

de Benoy K. Behl

em 24 Jun 2010

  (...anterior) Porta setentrional As toranas têm duas colunas direitas, que apoiam três vigas ou arquitraves horizontais. Entre as colunas e as arquitraves, ao este e ao norte, há magníficos elefantes. A porta ocidental é adornada com anões. A porta ao sul tem leões.
Os anões ou ganas são representados como muito gordos, com grandes barrigas a sair dos seus dhotis (vestuário masculino indiano). Cada um tem uma cara diferente, com uma expressão facial personalizada. Os anões continuaram a ser o motivo preferido dos artistas indianos. Realçam o sentido da realidade apresentado na arte, onde o humor e o sublime coexistem, lembrando-nos que tudo tem o seu lugar na nossa existência. Mais tarde, os anões seriam um tema importante nos templos dedicados à divindade Śiva.
A adoração da fertilidade e da abundância da natureza, que se vê em Bharhut é presente aqui também. As portas contêm vinte e quatro mulheres auspiciosas. Na porta oeste há uma linda yakshi que agarra os ramos da mangueira em cima da sua cabeça. A noção da vitalidade criativa da natureza e a sua fertilidade é representada duma forma muito realista. Embora a figura do yakshi esteja ligada à matriz, também é esculpida em três dimensões e todos os pormenores foram cuidadosamente esculpidos também na parte de trás.
Como em Bharhut, há figuras masculinas nas portas também. Uma figura veste-se com trajes indianos, com um dhoti e turbante. Uma outra figura usa trajes gregos e agarra numa lança e escudo de desenho estrangeiro. Os relevos esculpidos nas portas representam as histórias dos jatakas sobre as vidas anteriores do Buddha (§) e eventos da sua vida. Os cenários das histórias reflectem a vida nas cidades e aldeias dessa época, quando esta arte foi criada. Os relevos de Sanchi são um importante registo visual da arquitectura e do estilo da vida desse período.
Aqui, a personalidade do Buddha não é o foco principal. O Budismo é representado por muitos símbolos. A roda representa o primeiro ensinamento da doutrina budista; a árvore bodhi representa a iluminação; enquanto as pegadas humanas e o pára-sol em cima de um espaço vazio anunciam a presença do Iluminado.
As portas do stūpa em Sanchi apresentam um vislumbre da vida dessa época em rico pormenor. Enquanto as figuras de Bharhut são individuais, aqui é possível encontrar grandes grupos com muitas figuras. São representadas numa variedade de posturas e no meio de muitas actividades. Também já não se limitam a vistas frontais mas é também possível ver perfis de três quartos de uma figura. Os artistas de Sanchi representaram uma vasta gama de expressões, sem nenhum esforço.
Os artistas de Sanchi utilizaram perspectivas múltiplas e vários pontos de vista. Assim, podiam apresentar o ponto onde era mais fácil reconhecer o objecto ou figura em questão. Os eventos e as figuras distantes são representadas na parte superior do painel, enquanto as figuras que estão mais perto do público são representadas na parte inferior. Os painéis não usam a técnica da perspectiva diferenciada. Todos os elementos são considerados importantes e são apresentados numa grande dimensão, com pormenores claros. Uma outra característica da arte antiga indiana é o facto de que as folhas das plantas ou das árvores são representadas numa grande dimensão, para que possam ser facilmente identificadas.
Um outro stūpa mais pequeno em Sanchi continha as relíquias de dois discípulos do Buddha, Modgalyana e Sariputra. A única porta deste stūpa foi também construída sob a supervisão dos Satavahanas durante o século I d.C. Como nos stūpas mais antigos, há uma visão do mundo que vê o ritmo infinito de toda a criação. A vinha da criatividade confere vida à vedika. Representa a vida em muitas formas: flores, frutas, animais, humanos e criaturas míticas.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®