Doutrina Essencial do Buddha

de Bhikkhu Dhammiko

em 30 Ago 2010

(...anterior) A partir do momento em que a pessoa se dá conta, de que más acções inevitavelmente trazem maus resultados, e que boas acções trazem bons resultados, o desejo de viver uma vida moralmente correcta e íntegra, de adoptar seriamente a prática de sila, cresce. A confiança criada a partir desse entendimento preliminar leva o praticante a ter ainda mais fé nos ensinamentos. O praticante torna-se um "budista" a partir do momento em que expressa uma determinação interior de "tomar o refúgio" na Jóia Tríplice: o Buddha (§) (tanto o Buddha histórico como o potencial de cada um de alcançar a Iluminação), o Dhamma (tanto os ensinamentos do Buddha histórico e a verdade última que eles revelam), e o Sangha (tanto a comunidade monástica que protegeu os ensinamentos e os colocou em prática desde os tempos do Buddha como todos aqueles que alcançaram algum grau de Iluminação). Tendo fincado firmemente os pés no solo através da tomada do refúgio e, com o auxílio de um bom amigo (kalyanamitta) para ajudar a indicar o caminho, a pessoa estará pronta para trilhar o caminho, confiante de que estará seguindo as pegadas deixadas pelo próprio Buddha.

O progresso ao longo do caminho não segue uma trajectória linear simples. Em vez disso, o desenvolvimento de cada aspecto do Nobre Caminho Óctuplo encoraja o refinamento e fortalecimento dos demais, levando o praticante adiante
A um nível mais prático, o monasticismo e a prática budista da meditação, têm um papel fundamental no cultivo da disciplina interior que ajudará a realizar a própria transcendência da personalidade, onde o ser, através de uma perseverança e concentração progressivas, vai alcançando estágios cada vez mais refinados em uma espiral ascendente de maturidade espiritual que eventualmente culminará na Iluminação.
Os últimos factores no referido Nobre Caminho Óctuplo, compreendem o ponto de passagem ou a porta Sati (Consciência pura – Atenção) na meditação, onde o ser transcende a personalidade, “morre” e “ressuscita” para níveis mais subtis da chamada “imortalidade” fora da matéria.

9. Esforço Correcto
Sammā-vāyāma
10. Atenção Correcta
Sammā-sati
11. Concentração Correcta
Sammā-samādhi II. Concentração
Samādhi

Essa Iluminação, esse Poder, essa Consciência Superior, vai-se destilando através de uma disciplina e prática de concentração (Samādhi), passando por estágios graduais de bênção e compreensões (jhānas) até se realizar o Nibbāna ou a Libertação última deste plano condicional de matéria física.
Para isso, é preciso um treino e uma regra que respectivamente ajudem o peregrino e discípulo a conter e a conduzir a sua vida interior no sentido ascendente das elevadas realizações. Esse é o objectivo da vida monástica, intensificar e estreitar o campo de vida humana especificamente no sentido da Libertação e Bênção espiritual, sendo o Código monástico das Regras (Vināya) com sua disciplina e convenções, senão o veículo e a estrada que a par com a sua sinalização, nos impelirá a bom termo. O Vinaya (Código monástico) é no entanto inseparável do Dhamma com a sua doçura e inspiração, daí o ensinamento se chamar Dhamma-Vinaya.

KĀLĀMA SUTTA
Não acredites em tudo
somente porque ouvistes dizer.
Não acredites em tradições só porque elas
foram transmitidas de geração em geração.
Não acredites em seja o que for só porque
é falado e rumorejado por muitos.
Não acredites em seja o que for só porque
está escrito nos teus livros de religião.
Não acredites em seja o que for somente
pela autoridade dos teus professores e anciãos.
Mas com observação e análise,
quando encontrares algo que faça sentido com razão e é
condutivo ao bem e ao benefício do próprio e dos outros,
então, aceita e vive por isso.
Buddha
(Anguttara Nikaya, Vol 1,188-193 P.T.S. Ed.)