Apresentação do projecto de criação do Mosteiro Budista Theravada da Tradição da Floresta da Tailândia em Portugal.

Actividades dos Monges na Sociedade Portuguesa

de Spiritus Site

em 05 Out 2010

A vida monástica dos monges do Budismo Theravada da Tradição da Floresta, não se limita ao Mosteiro ou práticas internas, ele abrange e beneficia a comunidade leiga religiosa e a restante Sociedade que assim reclame a sua presença publicamente para oferecer o Dhamma, isto é, o Ensinamento do Buddha.

Ajahn Sumedho no Mosteiro do JerónimosDesde 2006, que o Budismo Theravada da Tradição da Floresta da Tailândia exerce actividade, através dos seus monges, para a Sociedade em Portugal, a convite de um grupo de leigos representados por Maria Ferreira da Silva e da colaboração de Entidades organizadas tais como a Embaixada da Tailândia, a Universidade Católica, a Fundação Oriente e a União Budista Portuguesa (UBP). Ajahn Sumedho (ver História da Doutrina), fundador do Budismo Theravada da Tradição da Floresta da Tailândia no Ocidente, residente no Mosteiro Amaravati em Inglaterra, realizou uma conferência na Universidade Católica e um workshop no Hotel Marriott em Lisboa (sala cedida pela Embaixada da Tailândia) e ainda entrevistas para a RTP (espaço religioso pertença da UBP) e jornal Correio da Manhã. No Porto dirigiu um workshop no Hotel Vila Galé.

Em 2007, Ajahn Sumedho voltou a Portugal para orientar um Retiro de Meditação (prática principal da Ordem do Budismo Theravada da Floresta) no Convento da Arrábida da Fundação Oriente, proferiu uma conferência na UBP e outra na Fundação Oriente em Lisboa, com a presença de dois directores desta Fundação, e com a apresentação a cargo do Embaixador da Tailândia, o Dr. Pensak Chalarak.

Em 2009, Ajahn Sumedho, foi recebido pelo actual Embaixador o Dr. Kasivat Paruggamanont que a seu convite permaneceu dois dias na sua residência (convite que se estendeu sempre a outros monges). Dirigiu novo Retiro de Meditação no Convento da Arrábida da Fundação Oriente.
Outros monges que têm exercido actividade em Portugal:

Em 2007, a monja sénior Ajahn Sundara, residente no Mosteiro Amaravati em Inglaterra, a qual permaneceu, enquanto em Portugal, na Av. de Sintra, 923 - Cascais, dirigiu um Retiro de Meditação no Convento das Doroteias no Linhó, (50 participantes) e proferiu uma palestra na UBP e outra no Hotel Marriott em Lisboa organizado pela Embaixada da Tailândia. Foi recebida na residência (oferta de almoço) do Embaixador Dr. Pansak Chalarak.

Ajahn Nyanarato, residente no Mosteiro Amaravati, visitou Portugal em 2005
Em Dezembro de 2008, a convite da Embaixada da Tailândia para a comemoração do Dia da Tailândia e do Museu do Oriente, o monge sénior Ajahn Vajiro, proferiu uma palestra, com o título “Uma Vida Digna” (cerca de 200 pessoas), acompanhado pelo monge português, Ven. Appamado.

Ainda em Dezembro, na residência em Cascais, Av. de Sintra, 923, a Sede do Budismo Theravada da Floresta realizaram-se as cerimónias de oferta de almoço por leigos tailandeses e portugueses, seguindo-se bênções e ensinamentos ministrados Ajahn Vajiro. Ajahn Vajiro dirigiu também um Workshop na UBP.
Em Setembro de 2009 Ajahn Jayanto, monge sénior, realizou dois workshops de meditação em Lisboa, bem como uma palestra na UBP.

Em 2009, para além das actividades no exterior, o monge português Ven. Dhammiko, recebeu na Sede em Cascais, um grupo de leigos tailandeses, os quais lhe prestaram reverência e de quem receberam o Dhamma (Ensinamento) e bênçãos.

Em Dezembro de 2009, esteve no “Dia da Tailândia” o monge tailandês, Ajahn Kongrit, também residente no Mosteiro Amaravati, a convite da Embaixada da Tailândia e do Museu do Oriente, para uma conferência.

Em Abril de 2010, a monja sénior Ajahn Candasiri orientou um Retiro de Meditação no Convento das Irmãs Doroteias, no Linhó.

Em Maio de 2010, a Universidade Católica, na pessoa do Dr. Luís Filipe Thomaz, director do Instituto dos Estudos Orientais, convidou Ajahn Khemasiri, monge sénior, para proferir uma conferência.

Ajahn khemasiri orientou um Retiro de Meditação no Convento das Irmãs Doroteias, em Gaia.