Sistemas Religiosos e Filosóficos
Jesus Cristo segundo Rudolf Steiner

de Zelinda Mendonça

em 14 Jan 2011

(...anterior) Exteriormente dir-se-ia tratar-se de uma criança amadurecida muito precocemente, e que depois estagnou, não mais progredindo.
O Jesus salomónico morreu mais ou menos na mesma época em que faleceu a mãe (§) do Jesus natânico.

Na morte sabemos que o corpo etérico deixa o corpo físico; tudo o que não tem valor para a eternidade é despido na vida humana normal, sendo levado apenas uma espécie de extracto do corpo etérico.
No caso do Jesus salomónico, a maior parte imaginável do corpo etérico era útil para a eternidade. Todo o corpo etérico dessa criança foi levado aos mundos espirituais pela mãe do Jesus natânico.
O corpo etérico é plasmador e construtor do corpo físico humano. Podemos portanto imaginar que existe um profundo parentesco entre esse corpo etérico salomónico e o eu de Zaratustra pois estiveram unidos durante 12 anos.
Quando devido à evolução do Jesus salomónico, o eu de Zaratustra deixou o seu corpo, começou a manifestar-se uma força de mútua atracção entre o corpo etérico de Jesus salomónico e o eu de Zaratustra. Eles se uniram novamente e viveram num corpo físico.
O eu de Zaratustra alcançou tal maturidade que após um período de tempo relativamente curto ele podia, com o auxílio do corpo etérico do Jesus salomónico, construir um novo corpo físico.

2.2.3 - O Mestre Jesus – o 3º Jesus
Assim nasceu pela primeira vez o ser que a partir de então sempre e sempre reaparecerá. Esta entidade, que fora buscar o seu corpo etérico da forma descrita acima, caminha doravante pela história da humanidade – tornou-se o maior auxiliar dos que querem compreender o grande acontecimento da Palestina.
Sob o nome de “Mestre Jesus”, essa individualidade atravessa novas épocas; de modo que o eu de Zaratustra após o reencontro com o seu etérico iniciou a sua carreira como “o Mestre Jesus” vivendo na Terra sempre em novas encarnações, para orientar e direccionar as correntes espirituais que designamos por cristãs.
Por trás das grandes formas espirituais do cristianismo está sempre ele, ensinando o significado real do grande acontecimento da Palestina.

2.2.4 – Personalidades importantes que tiveram influência na vida de Jesus
2.2.4.1 - Zaratustra
Pertenceu à antiga cultura persa.
Sabemos que trouxe para o seu povo grandes ensinamentos a respeito de Ahura Mazdao, o grande ser solar. Este ser solar deve ser visto como parte anímico-espiritual do que vemos como o sol físico.
Por isso Zaratustra dizia:
“Não vejam apenas o sol físico refulgir; vejam o ser supremo que envia espiritualmente as suas actuações benéficas, tal qual o sol físico envia as suas forças benéficas sob a forma de luz e calor.”
Zaratustra apontava o sol e dizia: é lá no alto que Ele vive, aproxima-se lentamente da Terra, e um dia habitará aqui, dentro de um corpo humano.

A missão de Zaratustra é bem diferente da de Buda, a sua tarefa era mesmo o oposto – ensinava a compreender e a penetrar espiritualmente o Deus distante e o grande Cosmos.
Tudo o que está contido no homem é oriundo do Universo. Não possuiríamos olhos sensíveis à luz se a luz não tivesse provocado o nascimento dos olhos no organismo. “Os olhos foram criados na luz e para a luz”, disse Goethe.
É desta maneira que todas as forças espirituais do Universo modelam o homem. O que se encontra interiormente nele foi organizado, inicialmente, a partir das forças divino-espirituais. Por tudo o que existe internamente há um correspondente exterior.
É do exterior que fluem primeiramente as forças situadas no interior do homem.
Zaratustra tinha por missão chamar a atenção para a exterioridade, para o que se encontra ao redor do homem. Ele mostrou o espiritual no Cosmos. Os pensamentos criativos cósmicos que nos rodeiam, estão espalhados pelo mundo. Pois tudo o que o homem possui, como pensamento está presente em todo o mundo exterior.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13  [Pág. Seguinte]