de Bhikkhu Appamado

em 02 Fev 2011

(...anterior)

*Nota: a irmandade ‘dhutanga kammațțhāna’ refere-se ao conjunto de monges que praticam o estilo de vida como ensinado e praticado por Ajahn Mun, vivendo seclusos nas florestas, dormindo em grutas, ou debaixo de árvores, indo uma vez por dia às vilas em ‘busca de almas’ (oferendas de comida para a sua refeição), comendo apenas o que for oferecido dentro da sua gamela, fazendo uma prática de meditação intensa, abstendo-se de qualquer outro contacto com o mundo senão o mínimo necessário à sua sobrevivência, eliminando assim todo o envolvimento que possa vir a criar pensamentos supérfluos na sua mente, dificultando a concentração na meditação

Glossário:
Ācariya: palavra pāli para mestre, mentor, professor. Quando escrito com Ā maiúsculo é o respeitoso título conferido a um professor pelos seus discípulos. Tem como equivalente na língua Tailandesa a palavra Ajahn.
Dhamma (Sânscrito: Dharma): verdade, natureza, lei, ensinamento, reflexão da lei cósmica e da qualidade intrínseca de toda a fenomenologia. Doutrina patente nas escrituras budistas e sua instrução. Experiência directa da verdade suprema.
Dhutanga: práticas ascéticas. Existem 13 práticas especializadas que os monges Budistas podem voluntariamente praticar (exemplos: comer somente uma vez ao dia, viver na floresta, usar (vestir) somente os três robes principais dos monges, etc.)
kammațțhāna: significa literalmente ‘base de trabalho’. Refere-se à ocupação de um monge Budista praticante, como por exemplo, a contemplação de certos temas de meditação que são conducentes ao erradicar de forças coma a ganância, o ódio ou a ilusão.