Sagrados

de Kara L. McShane

em 30 Mar 2012

(...anterior)

Em vez disso, quando Guinevere é questionada por uma das suas damas sobre se Galahad deve ser justamente um bom cavaleiro, ela afirma que "de todos os partidos, ele vem como um dos melhores cavaleiros do mundo, e da mais alta linhagem" (Malory 502). No texto de Malory, o estatuto de Galahad como filho bastardo não prejudica o seu prestígio de linhagem na mínima; na realidade, a qualidade de seus pais e sua própria virtude inerente superam as circunstâncias do seu nascimento. Descrições de Galahad inevitavelmente denotam a sua juventude e beleza como características a defini-lo, e ele é muitas das vezes imediatamente reconhecível como filho de Lancelot. Na* Queste,*quando Lancelot primeiro encontra Galahad, Lancelot comenta que Galahad "é dotado de beleza excepcional" (LG 4:3). Da mesma forma, no momento da chegada de Galahad à corte de Artur, um jovem descreve Galahad a Guinevere como "um dos cavaleiros mais bonitos do mundo" (LG 4:6).

A virgindade (castidade) de Galahad é a chave para a sua perfeição e, portanto, a chave para o seu sucesso na busca do Santo Graal (§). A busca de Galahad tem certos paralelos com a literatura hagiográfica, nomeadamente histórias de São João Evangelista; essas semelhanças aparecem nas curas e "milagres" que Galahad executa, bem como em sua virgindade (O'Malley 40). A santidade de Galahad faz dele o cavaleiro que mais completamente alcança o Graal, e esse status distingue Galahad de seus pares da Mesa Redonda de maneiras potencialmente problemáticas. Os sucessos de Galahad, simultaneamente conferem honra na Mesa Redonda e demonstram a fraqueza de seus cavaleiros companheiros, que muitas vezes não conseguem suceder onde Galahad consegue (Armstrong 32).

A perfeição de Galahad, especialmente sua virgindade (castidade), torna-o tanto admirável como enfadonho para os adaptadores modernos da história do Graal. A versão de Malory inspira muitos contos novos das aventuras de Galahad, o mais conhecido dos quais é o de Tennyson. Os* Idylls of the King* preserva Galahad como o principal cavaleiro do Graal. Como resultado, ele é uma figura de estatuto mítico até para Perceval, um cavaleiro companheiro do Graal. As visões de Galahad do Graal separa-o do resto de seus companheiros da Mesa Redonda, como Lancelot, que declara no seu regresso a Camelot que "esta questa não era para mim '"(849). Da mesma forma, Tennyson "*Sir Galahad*" descreve um cavaleiro, que divinamente inigualável, famosamente afirma que "A minha força é como a força de dez, / Porque o meu coração é puro" (ll. 3-4). Tennyson apresenta a pureza como uma fonte de força, uma imagem de Galahad que era extremamente popular para o público vitoriano (Mancoff, Return, 123).

Corajosamente persistente na sua missão, Galahad avança sempre em direcção ao seu objectivo. Talvez seja devido a esta imagem do cavaleiro, incansável virtuoso, que poemas de Tennyson às vezes são usados em textos que associam Galahad com a guerra, e Galahad foi invocado como símbolo patriótico Inglês durante a I Guerra Mundial (Mancoff, Return, 126). Sir James Burns* Galahad: Um Chamado ao Heroísmo,* promove Galahad como o soldado justo cristão, cujo comportamento os jovens da Grã-Bretanha deveriam imitar. Este uso de Galahad aparece não só na literatura, mas também na arte. Vitrais retratando Galahad foram muitas vezes criados (de cerca de 1900 a 1930) para lembrar as mortes de homens, especialmente homens jovens, mortos durante a guerra.

Representações vitrais de Galahad também eram comuns nas escolas públicas, reforçando Galahad como um modelo idealizado para homens jovens. Tais representações muitas vezes incorporam linhas de Tennyson ou Malory e, portanto, ligam a imagem a um texto específico (Poulson 112-114). Uma janela específica, como a da Basílica de São Paulo, Fairlie, foi encomendada por Sir James e Senhora Dobbie em 1919 para comemorar a morte de seu filho Alexander.