Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Actividades
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Contra-Aniquilação

de Bhikkhu Dhammiko

em 06 Mai 2012

  (...anterior) Estamos à espera de que o véu da ignorância se levante, para podermos ver aquilo que agora não vemos, que no Incondicionado tudo é mais verdadeiro, doce, extático, tranquilo, pacífico e realmente vivo, do que na excitação desta ilusão que aqui vivemos, este vale de trevas como muitos mestres chamaram.

Mas como é que o véu da ignorância se pode levantar, se nós ainda somos tão convencidos e orgulhosos, renitentes em ultrapassar, superar, largar e deixar para trás (a Renúncia) os nossos pontos de vista, hábitos, apegos, receios, medos, ideias e opiniões na matéria?

Por isso é que se diz que só alcança o Nirvana e vai para o
Incondicionado, quem verdadeiramente 'QUER' e mais do que 'QUERER', 'CAMINHA' para lá, que são raríssimos, pois a maior parte da humanidade não consegue nem quer isso, perante o privilégio igualmente tão raro de superar este tipo de existência, e ingressar no Abençoado Incondicionado, oportunidade única esta que oferece o nascer-se humano.

Algures li que 'se a tartaruga tivesse intelecto, não seria tão sábia'... acho que foi Ptahotep quem o disse. O intelecto, que se bem utilizado, pode ser uma excelente ferramenta na óptica de um karma positivo, mas se mal utilizado, torna-se um feitiço para a humanidade, prova disso é a actualidade que vivemos, em que o intelecto está mais ao serviço da ganância, do ódio e da ilusão, do que do altruísmo, compreensão, compaixão, amizade, equanimidade, entre-ajuda, generosidade e que mais.

"Somos os donos do nosso karma, herdeiros do nosso karma, nascidos do nosso karma, relacionados com o nosso karma, continuamente suportados pelo nosso karma, qualquer karma que façamos para o bem ou para o mal, disso seremos os herdeiros." - O Buddha (§)
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®