Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 5 de 5
Grande Alma

de Damodar K. Mavalankar

em 08 Jul 2012

  (...anterior) Estes cinco preceitos encontram-se incluídos na seguinte fórmula do Budismo: “Eu observo o preceito de me abster de destruir a vida dos seres; de me abster de roubar; de me abster de todo o comércio sexual ilícito; de me abster de mentir; de me abster do uso de bebidas embriagantes”. (Olcott, catecismo Búdico, 42ª. Ed.,p.40)
[5] Tau (Hebr.) – Aquela que se tornou agora a letra quadrada hebraica tau, porém que foi, séculos antes da invenção do alfabeto judeu, a cruz (§) com asas egípcia, a crux ansata dos latinos e idêntica ao ankh egípcio. Este sinal pertencia exclusivamente e pertence ainda aos Adeptos de cada país.
[6] Āshram (Sânsc.) – Retiro, especialmente a vida do eremita no deserto.
[7] Bodhisattva (Sânsc.) – Literalmente: “Aquele cuja essência (sattva) tornou-se inteligência (bodhi)”, aquele a quem falta apenas uma encarnação para chegar a ser um Buddha (§) perfeito, isto é, para ter direito ao Nirvāna.
[8] Sanātana (Sânsc.) – Eterno, perpétuo, permanente. Epíteto de Brahma, Vishnu e Shiva.
[9] Yoga (§) vidyã (Sânsc.) – A ciência do yoga; o método prático de unir o Espírito de alguém com o Espírito Universal.
[10] Mukti ((Sânsc.) – Liberação da vida sensitiva. [Isenção, emancipação, liberação dos sofrimentos da vida terrestre; liberação final, beatitude; Nirvana. Sinónimo de Moksha.]
[11] Māyā (Sânsc.) – Ilusão. O poder cósmico que torna possíveis a existência fenomenal e as percepções da mesma. Segundo a filosofia hindu, apenas aquilo que é imutável e eterno merece o nome de realidade; tudo aquilo que é mutável, que está sujeito a transformações por descaimento e diferenciação e que, portanto, tem princípio e fim, é considerado como māyā: ilusão.
[12] Paramātma (Sânsc.) – A alma suprema do Universo. [O Espírito Universal ou supremo, Deus; o Eu supremo, que é um com o Espírito Universal.]
[13] Noumeno (Gr.) – A verdadeira natureza essencial do ser, diferente dos objectos ilusórios dos sentidos [ou, em outros termos: a coisa, essência ou substância desconhecida, tal como é em si mesma, oposta ao fenómeno, ou seja, a forma através da qual se manifesta aos sentidos ou à compreensão. Assim, a faísca eléctrica é um fenómeno da electricidade, etc.].
[14] Kālī Yuga (Sânsc.) – Idade negra ou de ferro, é a actual, que começou cerca de 5.000 anos atrás, logo que Krishna foi despojado de seu corpo mortal.
________________________________________

Autor: Elton Hall
Tradução: Dr.Jorge M.L.Santos Ferreira
Revisão: Osmar de Carvalho
Fonte: www.theosophy.org
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®