Caminhada na Corda Bamba

de David Young

em 09 Out 2012

(...anterior)

Mesmo quando pratica sati correctamente, um meditador muito bom às vezes esquece-se das coisas - ele pode estar a lavar-se à beira do poço e esquecer-se da barra de sabão ou da escova dos dentes por não estar a direccionar a sua atenção, a sua manasikāra, para a barra de sabão ou para a escova de dentes. Em vez disso, naquele momento particular no tempo, o praticante direcciona a sua atenção para algum outro objecto de experiência, tal como a sua mente. O meditador simplesmente não está a direccionar a faculdade da atenção para a barra de sabão ou para a escova de dentes, e como resultado, esquece-as.

Prestando atenção, manasikāra, é meramente a faculdade de estar consciente de um objecto de experiência, qualquer objecto material ou imaterial da experiência. Não é nada mais do que isso. Através da nossa faculdade de atenção, mudamos nossas mentes de um objecto de experiência para outro objecto de experiência; a nossa atenção muda continuamente de um objecto para outro, e depois para outro. É apenas a faculdade de estar atento ao que está acontecendo. Se dirigirmos nossa atenção para recordar tudo o que acontece, vamos lembrar tudo o que acontece. Prestando atenção, manasikāra, é puramente o direccionar da mente para um objecto de experiência. Nós ligamos as nossas mentes com qualquer objecto da experiência para onde dirigimos a nossa atenção. Esses objectos da experiência podem ser saudáveis, perniciosos, ou neutros. Manasikāra não está necessariamente ligada a um estado saudável da mente. Isso não é sati.

Sati é um estado saudável da mente, um estado consciente de ser saudável, que está sempre somente associado à experiência benéfica e nunca associado à experiência prejudicial. Totalmente conscientes do comportamento, as pessoas que mantêm sati nunca deixam as suas mentes sair de um estado saudável. Elas estão sempre direccionando a sua atenção para objectos saudáveis de experiência. O guarda na entrada de suas mentes só abre a porta para o que é saudável e nunca abre a porta para o que é nefasto e prejudicial. Se o homem que esquece a barra de sabão é um bom praticante e está praticando sati correctamente, ele está sempre direccionando a sua atenção para objectos benéficos. Ele esquece-se da barra de sabão simplesmente por não direccionar a sua atenção para a barra de sabão. Esquecendo a barra de sabão não significa que a sua mente está saindo de um estado saudável de ser, de sati. Significa apenas que não havia atenção naquele objecto particular de experiência, a barra de sabão. Nada mais.

Em livros ocidentais traduzidos sobre meditação, li declarações sobre sati que não fazem sentido com o que quer que seja, nem um pouco. Em um desses livros, uma conversa entre um estudante e seu professor de meditação é usada para ilustrar o conceito de sati.

“Meditaste?” perguntou o professor.
“Sim”, disse o estudante. “Eu estava a praticar sati”
“Onde é que deixaste os teus sapatos?”
“Perto da porta.”
“De que lado da porta?”
“Não me lembro.” O aluno esquece onde estão os seus sapatos, mas sabe que os levou algures para perto da porta.
“Então você não tem sati”, diz o professor. “Saia!” E o professor manda o estudante embora.

Se o aluno era um bom praticante, ele faria todas as suas acções com sati e ainda assim seria possível ele ter-se esquecido onde deixou seus sapatos. Na altura, ele tirou os sapatos, e pode simplesmente não ter dirigido o seu estado saudável da mente para tirar os sapatos. Nada mais. É por os bons meditadores realizarem todas as suas actividades - banho, escovar os dentes, tirar os sapatos, ou o que seja - com um estado de espírito saudável, que eles as realizam com plena sati. Este aluno pode se ter esquecido onde deixou seus sapatos, simplesmente porque sua sati foi direccionada para alguma outra experiência como a sua mente e não para os seus sapatos, tendo falhado só isso a este aluno. Se este foi o caso, a mente do estudante não fugiu para longe do que é saudável. Ele manteve sua sati.