Biografias
Nicholas Roerich

de Spiritus Site

em 20 Nov 2012

(...anterior) A obra de Nicholas consta de seis mil pinturas, frescos em Igrejas e Edifícios Públicos, desenhos para mosaicos e motivos arquitectónicos. Realizou a pintura de cenários e figurinos de várias óperas: de Wagner, Moussorgsky, Borodin, Rimsky-Korsakov. Ibanez e Maeterlinck.

Trabalhou com Igor Stravinsky na “Sagração da Primavera” que teve a coreografia de Vaslav Nijinsky e música e argumento de Roerich (§), também criador do cenário e figurinos, onde a sua criação foi baseada no leitmotiv. Como autor e erudito escreveu livros de Arte, Culturas, Filosofia e Humanismo. Publicou perto de 30 volumes, além de muitos ensaios e artigos. Escreveu livros como “No Coração da Ásia” e “Shambhāla”, entre outras obras, que incluem poemas. Como explorador e cientista, realizou pesquisa arqueológica e escavações na Rússia. Organizou e conduziu uma expedição de 5 anos à Ásia Central (1924-1928). Em 1935, outra expedição, desta vez para a china, incluindo a Mongólia.

Helena Roerich
Na década de 20, a família Roerich mudou-se para Nova Iorque, nos EUA, onde, Nicholas e Helena fundaram várias instituições artísticas, culturais e teosóficas. Foi nesta cidade que o Mestre Ascenso El Morya trabalhou com Nicholas e a sua chama gémea Helena, na publicação de diversas obras. Helena Ivanovna Roerich, nascida na Rússia em 1879, fazendo a sua transição em 1955, era cultora de sinceridade e simplicidade, omitindo o quanto pôde, os dados referentes à sua biografia. Entretanto, como foi ensinado, pelas obras os discípulos poderão identificar o Mestre. Helena recebeu de El Morya as mensagens que hoje constituem a Série Agni Ioga.

Uma das consequências das publicações da Série foi a imensa correspondência que passou a receber, a qual respondia com a maior atenção. Nela continuaram ausentes as referências estritamente pessoais mas ficaram registados muitos Ensinamentos e comentários esclarecedores sobre Agni Ioga, a tal ponto que as cartas se tornaram uma referência muito especial para os estudantes da matéria. Diz Helena “(Itálico) a sinceridade e a simplicidade são dois poderosos imãs. A grande arte do relacionamento humano baseia-se nelas. Poucos se dão conta da importância dessa arte, que é a base de toda a contributividade e evolução. Esta arte esquecida, que requer tanta sensibilidade, atenção e síntese do espírito, deve ser introduzida na vida sem demora. É a realização mais essencial. Como podemos, sem ela, construir o Novo Mundo de Beleza a Cooperação?” (fim do itálico).

Também escreveu: (itálico) “Sem aplicação à vida, o conhecimento não tem valor e não trará os resultados esperados” e mais “O discípulo deve com os seus pés e mãos construir o seu caminho”. Imagens lindas de homens e mulheres, verdadeiros criadores da cultura, passam diante de nós, e seria desejável reconhecê-las imediatamente, em vez de adiá-las incompreensível e desnecessariamente. Por que escondê-la nos arquivos até que se transforme numa fantasia da imaginação popular? Aqui encontramos na figura contemporânea notável, uma destacável mulher russa. Revelando qualidades incomuns já da infância, ela é vista como uma garotinha carregando um pesado volume da Bíblia de Doré.

Curvando-se ao seu peso, escondendo-a dos adultos, levou a tesoura para observar as ilustrações e, finalmente (quando ela aprende a ler sozinha), estudar os testamentos. Muito cedo também tirou livros de filosofia da estante de seu pai. Em ambiente aparentemente barulhento e perturbador, ela conseguiu desenvolver uma profunda contemplação da vida, como se já a possuísse há muito tempo. A honestidade, a justiça, uma constante busca da verdade e amor ao trabalho criativo - tudo isto transformou realmente a vida ao redor do jovem e forte espírito. E toda a casa, toda a família passou a a comportar-se de acordo com os mesmos princípios benevolentes. Todas as dificuldades e perigos eram suportados sob a mesma liderança estóica.