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O Yoga Vāsiṣṭha - 8ª Palestra
de Alejandro Corniero
em 27 Jan 2013
(...anterior)
É mais brilhante que a coisa mais brilhante, mais escuro que a mais escura; Ele é base de toda a substância e sobreleva-se por todas as partes da extensão do espaço
Príncipe bem-amado, esforça-te com ardor para te estabeleceres nesse supremo estado de felicidade, o mais elevado que o homem pode desejar. Portanto, ó Rāma-ji, sê profundamente sábio, ainda que doce e sincero no teu dialogar. Observa tudo à única luz imutável do Ātman; que, na tua alma, não entre nem o temor, nem a escravidão, nem a impaciência pela libertação. Vive na verdade, na meditação, e escuta com reverência os ensinamentos sagrados que saem de meus lábios, ou de qualquer outra fonte.
É necessário escutar os Śāstras e comentá-los, porque os textos sagrados inculcam doçura e infundem na alma o delicioso bálsamo do verdadeiro conhecimento.
Da mesma forma que podemos perceber os raios de sol que banham os muros de uma casa, graças aos nossos órgãos visuais, assim a luz do conhecimento espiritual penetra na alma humana quando escuta os Śāstras, através dos seus ouvidos.
É pelo ensinamento que melhor é oferecido o conhecimento da Verdade, e é o verdadeiro conhecimento que nos proporciona a serenidade, que nos vai permitir o oblívio do mundo desperto e tumultuoso».
O príncipe Rāma inclinou-se ante o Sábio iluminado e disse: «Ó Senhor bem-aventurado, és-me mais querido que a minha própria vida; a tua presença e tua palavra fizeram brotar neste lugar doces gotas de alegria e santidade; Na verdade, a companhia dos virtuosos, é a felicidade suprema do homem!»
O rei, a rainha e os ministros levantaram-se em sinal de veneração, tocaram os pés do bem-aventurado Sábio, ofereceram flores, água e presentes e ele, abençoando-os, disse:
«OM TAT SAT! 3 SHANTI! SHANTI! SHANTI! 4 »
Notas
1. Certas práticas podem suscitar poderes psíquicos, o que é do conhecimento de quem pratica o Yoga (§) inferior, mas o verdadeiro yogī abstém-se de tal, já que se tratam de obstáculos que impedem o progresso da via do Yoga
2. O Hatha-yoga é uma forma inferior do yoga que se destina principalmente ao corpo e que tem, como objectivo, apaziguar as paixões mediante austeridade física e exercícios. O Hatha-yoga pode ter efeitos nocivos se não for praticado sob vigilância apropriada e que, em si, não conduz à meta da realização verdadeira, e daí não pertencer ao Yoga superior chamado Adhyātma Yoga.
3. Tripla designação de Brahma.
4. Paz!
Tradução de Helena Gallis
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