Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
O Yoga Vāsiṣṭha - 8ª Palestra

de Alejandro Corniero

em 27 Jan 2013

  (...anterior)
É mais brilhante que a coisa mais brilhante, mais escuro que a mais escura; Ele é base de toda a substância e sobreleva-se por todas as partes da extensão do espaço
Príncipe bem-amado, esforça-te com ardor para te estabeleceres nesse supremo estado de felicidade, o mais elevado que o homem pode desejar. Portanto, ó Rāma-ji, sê profundamente sábio, ainda que doce e sincero no teu dialogar. Observa tudo à única luz imutável do Ātman; que, na tua alma, não entre nem o temor, nem a escravidão, nem a impaciência pela libertação. Vive na verdade, na meditação, e escuta com reverência os ensinamentos sagrados que saem de meus lábios, ou de qualquer outra fonte.

É necessário escutar os Śāstras e comentá-los, porque os textos sagrados inculcam doçura e infundem na alma o delicioso bálsamo do verdadeiro conhecimento.
Da mesma forma que podemos perceber os raios de sol que banham os muros de uma casa, graças aos nossos órgãos visuais, assim a luz do conhecimento espiritual penetra na alma humana quando escuta os Śāstras, através dos seus ouvidos.
É pelo ensinamento que melhor é oferecido o conhecimento da Verdade, e é o verdadeiro conhecimento que nos proporciona a serenidade, que nos vai permitir o oblívio do mundo desperto e tumultuoso».

O príncipe Rāma inclinou-se ante o Sábio iluminado e disse: «Ó Senhor bem-aventurado, és-me mais querido que a minha própria vida; a tua presença e tua palavra fizeram brotar neste lugar doces gotas de alegria e santidade; Na verdade, a companhia dos virtuosos, é a felicidade suprema do homem!»

O rei, a rainha e os ministros levantaram-se em sinal de veneração, tocaram os pés do bem-aventurado Sábio, ofereceram flores, água e presentes e ele, abençoando-os, disse:
«OM TAT SAT! 3 SHANTI! SHANTI! SHANTI! 4 »

Notas
1. Certas práticas podem suscitar poderes psíquicos, o que é do conhecimento de quem pratica o Yoga (§) inferior, mas o verdadeiro yogī abstém-se de tal, já que se tratam de obstáculos que impedem o progresso da via do Yoga
2. O Hatha-yoga é uma forma inferior do yoga que se destina principalmente ao corpo e que tem, como objectivo, apaziguar as paixões mediante austeridade física e exercícios. O Hatha-yoga pode ter efeitos nocivos se não for praticado sob vigilância apropriada e que, em si, não conduz à meta da realização verdadeira, e daí não pertencer ao Yoga superior chamado Adhyātma Yoga.
3. Tripla designação de Brahma.
4. Paz!
Tradução de Helena Gallis
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®