Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
A finalidade de “Sugestões de Leitura” é colocar em destaque obras, cujo valor espiritual merecem um olhar atento, mais profundo, em consonância com a temática da secção em que se insere.

Chuva de Claridade

de Lama Jampa Thaye

em 21 Abr 2013

Baseado na autoridade dos mestres iluminados Sakya tais como Sönam Tsemo, Sakya Pandita e Gorampa, como também nos comentários clássicos (shastras) da Índia, Chuva de Claridade explica os estágios do caminho da iluminação através do entendimento particular da tradição Sakya. O próprio texto é um dos primeiros tratados em língua inglesa, e agora em português, escrito com todas as qualidades de um comentário (shastra) tradicional, e também aborda as questões contemporâneas com que se enfrentam os praticantes budistas ocidentais. Escrito com uma lucidez excepcional de acordo com o seu título, Chuva de Claridade é um guia completo em todos os aspectos do percurso do dharma de acordo com a gloriosa tradição Sakya. No século XXI da Era Comum, estas tradições podem ser encontradas em todos os cantos da Europa. Assim, a este respeito, estou muito feliz que o meu estudante, José Rodrigues, tenha trabalhado diligentemente para produzir esta tradução de ‘Rain of Clarity’ (Chuva de Claridade), porque é uma introdução aos ensinamentos da nossa gloriosa tradição Sakya, que é até agora desconhecida em Portugal. Neste curto trabalho, resumi e destilei os ensinamentos dos meus próprios bondosos professores e dos nossos mestres de linhagem que sustentam a Tradição Sakya de contemplação e estudo.

Os Estágios do Percurso na Tradição Sakya

Sobre o autor
Lama Jampa Thaye detém inúmeras iniciações, transmissões e instruções das tradições Sakya, Kagyu, Nyingma e Kadam, e em particular, os seus professores Sakya incluem S.S. Sakya Trizin, Karma Thinley Rinpoche e Ngor Phende Rinpoche, que lhe transmitiram todos os ensinamentos Sakya.

Do Prefácio por S. S. Sakya Trizin
Lama Jampa Thaye apresenta os ensinamentos Budistas à luz do pensamento científico moderno e da vida contemporânea actual. Este trabalho torna-se então útil ao novo praticante, estabelecendo uma ponte entre o seu conhecimento corrente e o dharma profundo.
Como um exemplo da lucidez e claridade da exposição de Lama Jampa Thaye, damos uma citação do início do primeiro capítulo intitulado
“A Tomada de Refúgio nas Três Jóias
A fundação da prática espiritual é a existência da natureza de buda no interior de todos os seres. É isto que motiva cada um de nós a procurar a libertação e a iluminação.
Tal como diz Maitreya:
Se não houvesse a natureza de buda, não haveria descontentamento com o
sofrimento, nem com o desejo, esforço e aspiração ao nirvana.

Esta predisposição inata ao estado de Buda não é mais que a natureza primordial da nossa mente. Contudo, a mente está actualmente coberta pelos véus dos dois obscurecimentos, sendo o primeiro o das emoções perturbadoras e o segundo a necedade [ignorância] no respeitante à realidade última. Ainda assim, não obstante estes factores encobridores, a mente mantém-se fundamentalmente pura, porque os obscurecimentos, sendo adventícios, não fazem parte da sua natureza inerente. Assim quando a mente encontra os métodos competentes do caminho espiritual, é-se motivado a praticar, os obscurecimentos vão-se desvanecendo progressivamente e o estado de Buda, a iluminação suprema, acontece.” (pag.19)

E ainda sobre a posição dos mestres Sakya relativa à visão última Madhyamaka [Caminho do Meio] citamos parte do 4º capítulo sobre a compreensão do vazio, na pág.90:
“ É a posição destes mestres Sakya que o objecto último da visão Madhyamaka é a verdadeira natureza da realidade, livre de todas as elaborações, as mais importantes das quais aquelas que demonstram os fenómenos como tendo existência verdadeira, não-existência verdadeira ou tendo qualquer outra característica relacionada com existência ou não-existência.
Declara Chögyal Phakpa:

Quando se reconhece que todos os fenómenos são primordialmente
Não produzidos, sem essência e completamente não-elaborados,
Não há nada em que se concentrar, assim como com o espaço.

A verdadeira natureza dos fenómenos, sendo pela sua própria natureza destituída de quaisquer características pelas quais se possa apreendê-los, escapa a toda a linguagem ou todas formulações conceptuais. De facto, é esta conceptualização e a sua consecução manifestada em linguagem que perpetuam a ignorância que provoca a nossa apreensão dos fenómenos como tendo realidade verdadeira, e cuja falsa apreensão, por sua vez, gera turbulência emocional e acções que nos aprisionam em samsara. Assim o único modo de nos libertarmos do ciclo de nascimento e morte é desistir de toda a qualificação de fenómenos na experiência directa não-modificada da realidade.
Esta visão Madhyamaka definitiva mantida na tradição Sakya é conhecida como ‘o caminho do meio livre de extremos’.

O objetivo do lançamento está bem patente nas palavras que o autor enviou para serem lidas no lançamento do livro no passado dia 13 de Abril, que passamos a citar:
“O professor sem par de deuses e humanos, o Buda Shakyamuni, revelou o dharma da libertação na Índia há cerca de dois milénios e meio. Subsequentemente, ele floresceu em numerosos países asiáticos, incluindo o Tibete, a Terra das Neves.