Peregrinações
Fluxos de Felicidade

de India Perspectives

em 23 Abr 2013

(...anterior) Swami Ananda Tertha, que passou a vida em torno destas histórias e sabe-as de cor, conhece as subtis diferenças nas versões dos idiomas Kannada e Tamil a respeita das lendas. “Um sábio chamado Agasthya, o pai da língua Tamil, veio a esta região e pediu Kavera para casar com a sua filha… Kaveri concordou em se casar com ele, sob a condição de que Agasthya nunca se afastasse por mais de 40 minutos em todos os momentos.

Nessa altura, não havia água no lado da montanha, de modo que Agasthya passou para o outro lado da montanha Brahmagiri. Ele manteve Kaveri na forma de água num jarro. Quando acabou os 40 minutos, uma onda de água veio do jarro e foi assim que o rio Kaveri surgiu”, explica um morador de Brahmagiri. Na versão Tamil, anciãos pediram água para o deus Ganesh, que então enviou o rio Kaveri para Tamil Nadu. Embora os detalhes da origem divina do rio possam ser contestados, a importância deste rio para a região não é.

A lenda diz que:
Era uma vez uma menina chamada Vishnumaya ou Lopamudra, filha de Brahma, mas seu pai divino lhe permitiu ser considerada como filha de uma mortal chamada Kavera. Lopamudra resolveu transformar-se num rio cujas águas purificariam os pecados da humanidade. Acredita-se que mesmo o sagrado Ganges viaja no subsolo uma vez por ano para alcançar a fonte de Kaveri.
Autor: Stuart Forster

Krishna Fornecedor de Prosperidade

A partir do momento em que nasceu através da boca de uma vaca (esculpida em pedra) na colina pitoresca da cidade de Mahabalesshwar em Maharashtra do oeste, até se fundir anonimamente na Baia de Bengala através do vilarejo de Hamasaladeevi em Andhra Pradesh, o rio Krishna viajou estupendos 1.300 quilómetros. Jorrando para baixo de uma altura de 1.400 m acima do nível do mar e banhando planícies que estão a 50 quilómetros da nascente, ele enriquece cada área que cruza o seu caminho. O rio passa por 40 porcento do terreno montanhoso que se estende através de três estados importantes – Maharashtra, Karnataka e Andhra Pradesh. A história do nascimento do rio Krishna é fascinante.

Datado do tempo quando a Terra entrou na sua existência, diz-se que enquanto o Senhor Brahma observava o rio Krishna do planalto de Mahabaleshwar, ele ficou fascinado pela paisagem da Terra. Ele decidiu realizar um ritual de oferta para celebrar a ocasião. Para se desfazer de qualquer obstáculo, primeiro ele tirou os poderes do demónio Mahabal e convidou os deuses para os rituais. Quando os rituais começaram, um sacerdote disse ao Senhor Brahma para chamar a sua esposa Savitri. Brahma procurou por ela, mas Savitri não respondeu. O sacerdote, então, pediu-lhe para chamar a sua segunda esposa Gayatri, que veio e sentou-se para o culto.

No entanto, quando Savitri ouviu os cantos, ela correu para a oferta e ficou horrorizada ao ver Gayatri lá sentada. Ela gritou furiosa: “Este privilégio é meu. Como a Gayatri conseguiu autorização para fazer isso?” Não houve resposta. Os deuses ficaram em silêncio. Savitri então voltou-se para o Senhor Shiva e para o Senhor Vishnu e retrucou: “Porque é que vocês estão calados?” E dito que o Senhor Shiva, cheio de raiva, fez uma maldição: “As mulheres tornaram-se muito arrogantes. Eu amaldiçoo que ambas se transformem em duas correntes de água e nenhum de nós os três as veremos novamente”. Com isso, Savitri disse ter amaldiçoado de volta, “Vocês os três (Senhores, Brahma, Shiva e Vishnu) irão também assumir a forma de água”. E assim os cinco rios nasceram da boca da vaca localizada no templo Panchganga em Mahabaleshwar.

A lenda diz que:
Um jacto da boca de uma estátua de uma vaca no antigo templo de Mahadev em Mahabaleshwar, deu origem à nascente do rio. É dito que Krishna é o Senhor Vishnu após uma maldição ao trio Brahma, Vishnu e Shiva feita por Savitri. Dizem que os seus afluentes Venna e Koyana são Shiva e Brahma.
Autor: Vinita Deshmukh