Sagrados

de Geoffrey Hodson

em 08 Dez 2013

(...anterior)
A concentração e meditação no Eu Átmico imerge em absorta contemplação da união com o Paramātma, o Transcendente e Imanente Eu Átmico de Tudo.

O LÍDER, PORTANTO, CONTINUA:

“O EU EM MIM, O ‘ĀTMA’, É UM
COM O EU EM TUDO, O PARAMĀTMA”.

Aqui, conforme o temperamento, a consciência é dirigida para a realização da identidade do Ātma, o ‘Eu Espírito’ no homem, com o Paramātma, o ‘Eu Espírito’ em toda .a Natureza. Pode-se também visualizar o coração espiritual do Sol e sentir-se uno com ele.
As palavras “O ĀTMA E O PARAMĀTMA SÃO UM” constituem uma frase algo mântrica a despeito de ser um misto de português e sânscrito. É uma sentença de poder que define o auge do alcance humano em consciência, e que é a completa realização de unidade e identidade com o Ser Uno em Tudo.
Consequentemente, a afirmação final é:

"EU SOU AQUILO. AQUILO EU SOU".
O senso de separada personalidade finalmente desaparece. Como término restará somente um prolongado e liberto pensamento de identidade com Deus.
Depois dos estágios preliminares do yoga (§), a mente formal é aquietada e dai em diante mantida ‘naquela fixidez mental dentro da qual nenhuma brisa pode soprar um pensamento mundano’. O pensamento cessa. A imobilidade penetra em toda a natureza, que pode ficar saturada de paz, mesmo que nos mais elevados e mais espirituais níveis da percepção humana se sintam uma imensa expansão e um poder dinâmico.
Então, durante o tempo de que se puder dispor, deve-se permanecer na espontânea contemplação mental da unidade com Deus e, por meio DELE ou DAQUILO, com o Eu Espírito em tudo o que vive.

O RETORNO A PERCEPÇÃO FÍSICA:
Quando, finalmente, se tiver de cessar a meditação, é importante voltar à consciência cerebral pelo mesmo caminho seguido na jornada ascensional. Uma das razões é que os canais entre o eu inferior e o Eu Superior estão sendo abertos pelo esforço concentrado e devem ser usados tanto na ascensão como no retorno da consciência, Desta maneira são dilatados e ao mesmo tempo mantidos abertos.
Outra razão para retornar através dos corpos mental e emocional é por ser grandemente desejável inocular nos veículos pessoais todos os frutos da experiência espiritual, e com isto iluminando-os, purificando-os e acelerado a sua evolução. Este é o terceiro objetivo da meditação, ou seja, acelerar a evolução dos corpos mental, emocional e físico, por meio de uma poderosa ‘descida’ de força e experiência espirituais.

O CENTRO DE PERCEPÇÃO:
É importante descobrir-se o centro de percepção e o nível em que ele opera, como também tornar-se capaz de colocá-lo à vontade em qualquer um dos veículos. Se determinado trabalho requer operação desde o nível mental, deve-se estar capacitado para funcionar aí. Se houver necessidade de estar-se presente no plano e corpo astrais, deve-se, então, ser capaz de se focalizar neles. Este último geralmente o fazemos inconscientemente. Os interesses do entendimento colocam o centro de percepção na mente e no cérebro. As ocupações culturais, artísticas e recreativas focalizam-no automaticamente nas emoções e no coração.
O êxito na meditação requer bom controle desta movimentação do nosso centro de vida e consciência. Portanto, este processo deve ser praticado deliberadamente e faz parte deste método de meditação. Ao concluir-se a prática do yoga, a percepção está fortemente centrada no corpo mental, em cujo interior se projeta poderosamente e a mente se abre para a intuição, Isto é possível porque os pensamentos são coisas. Aceleramos poderosamente a evolução dos nossos veículos pessoais para esta infusão e interpenetração deles com o Espírito Força oriunda dos níveis aos quais procuramos ascender.

O LIDER, PORTANTO DIZ:

‘INTRODUZA O CENTRO DE PERCEPÇÃO NA MENTE FORMAL, ILUMINADA E RECEPTIVA À INTUIÇÃO’.
Depois de uma pausa conveniente, a instrução continua:

‘NAS EMOÇÕES, IRRADIADAS PELA LUZ ESPIRITUAL’
Por um forte esforço de vontade um raio de puro e branco fogo átmico é atraído para trespassar o corpo astral como uma lança.