Para Além do Sentido de Si

de Ajahn Sumedho

em 23 Fev 2014

(...anterior) Mas quando temos essas experiências de felicidade, imediatamente desejamos tê-las novamente, e independentemente do esforço que façamos para reproduzir esse estado, enquanto estivermos apegados à ideia do desejo que ocorra novamente, esse estado não voltará. Não funciona assim. Desejar tal, faz com que se torne impossível, e assim a atitude deverá ser de largar o desejo. Não tentar suprimir o desejo pois essa é outra forma de desejo: o desejo de afastar o desejo é o mesmo problema; não funciona. Também não funciona tentarmos seguir o desejo. Mas no estado de consciência desperta começamos a ver o que realmente se passa e então podemos libertar-nos das causas do nosso sofrimento. Vemos claramente como tudo se passa e temos a sabedoria intuitiva de o largar. Nesta vida como seres humanos, desde o nosso nascimento até à morte, cada momento é uma oportunidade para compreendermos as coisas da forma correta. Sucesso ou falha deixam de ter um significado especial pois mesmo quando falhamos, podemos aprender com isso. Não quer dizer que não tentemos fazer o melhor possível e que não nos esforçemos, mas o nosso objectivo deixa de ser o sucesso e passa a ser compreender a vida.

Leva muito tempo a chegarmos à raíz desta noção de nós próprios pois está completamente infiltrada na nossa experiência consciente. Com a meditação, tomamos atenção a coisas comuns como a respiração e o corpo e então aprendemos a levar e a manter a nossa atenção no momento presente.

(De uma palestra proferida por Ajahn Sumedho no Verão de 1993)