Peregrinações
Monções na Índia

de Vimla Patil

em 05 Mar 2014

(...anterior) Livros de textos das crianças também apresentam canções, “ye re ye re pavsa, tula deto paisa” (venha chuva, eu lhe darei o dinheiro!).

Arte - O elixir da vida
Autor - Deepika Khurana

Durante anos a natureza e a chuva, em particular, tem inspirado o trabalho de gerações de artistas. Um exemplo gritante disso é nas cavernas de Ajanta, em Maharashtra. As cavernas têm pinturas de animais e aves, tais como pavões, tartarugas, crocodilos e elefantes – a maioria dos quais associados à chuva ou à água. Da mesma forma, os monumentos em Bharhut, Amaravati e Sanchi exibem figuras estilizadas de sapos, Makara (o crocodilo mítico), pavões, cisnes e gado, além de pessoas que parecem prósperas. Outro motivo de destaque visível é a árvore Peepal, que na literatura antiga é um símbolo da chuva.
Artisticamente, a temporada prevê grandes efeitos visuais, tanto que, para muitos artistas, o ano começa com a monção. A paixão que os artistas mostraram pela chuva em tempos antigos foi também levada adiante durante a Índia Medieval. O romance de Krishna e Radha já estava envolvido com o tema da chuva. “As mais evidentes são as antigas pinturas Ragamala, onde Krishna é visto com uma flauta, fazendo música nos gramados encharcados de Vrindavan, emocionando pessoas e atraindo pavões. Estas pinturas também inspiraram interpretações na música canártica e folclórica, diz o artista veterano Naresh Kapuria.
Desde tempos imemoriais, a Índia tem recolhido um tesouro resplandecente da arte baseado no tema da monção. A Galeria de Arte Papertlls, em Pune, Maharashtra, realizou recentemente uma amostra de obras inspiradas na monção, captando os “humores” efémeros que com ela surgem. Chuva e nuvens em telas, instalações de guarda-chuva e várias emoções durante a chuva foram mágicas. Desde ruas encharcadas a pavões na chuva, os artistas executaram bem os vários humores. A maioria deles usou aguarelas, pois são naturalmente transparentes e passam a ideia de humidade. Inspirado pela monção Palak Raval, com base em Vadodara, fez uma série de pinturas. Sua exposição no festival Kala Ghoda, em Mumbai, mostrou um guarda-chuva com um símbolo quotidiano de liberdade, ao esculpi-lo com várias janelas; “ele tem seus limites e, ao mesmo tempo, tem infinitas possibilidades” diz.
É este poder de evocar uma miríade de emoções que torna a monção numa inspiração para qualquer artista.

Música e Dança - Estão chovendo Ragas

Além da grandemente respeitada raga malhar, muitas canções e formas de música tradicionais estão relacionadas com a monção. Uma das formas mais populares desta música é Kajri, que significa literalmente nuvens chuvosas pretas, e explica a dor de um casal separado durante a estação chuvosa e a alegria das chuvas. Sawaan, por outro lado, é uma canção da estação da chuva que põe ênfase na beleza sazonal da chuva e não em sentimentos essencialmente humanos. Jhoola é uma canção cantada por mulheres enquanto sentados em balanços durante a monção, retratando o clima romântico do Senhor Krishna e Radha.
Para a vocalista hindustani Shubha Mudgal, essas músicas nos levam a muitas oportunidades e experiências. “O prazer óbvio que vem de cantar e ouvir música (como Kajri e Jhoola) é, naturalmente, fundamental, mas a própria composição da canção possui muitos pequenos segredos que os curiosos podem experimentar e desdobrar. As letras de músicas e textos destas composições, muitas vezes, contêm informações sobre rituais, mitos, lendas e folclore”, ela compartilha.
A informação que se pode seleccionar a partir das canções da monção indiana pode variar. “Algumas falam da cor e a sua associação com as estações. Dhaani ou verde musgo é uma das cores associadas com varsha ritu (monção). Dhaani Chunar é um tema recorrente nas músicas da monção. Ao longo dos anos, as formas folclóricas populares como Kajri, foram adaptadas para comunicar mensagens políticas e sociais importantes.