Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Vários temas
Peregrinações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 4
Monções na Índia

de Vimla Patil

em 05 Mar 2014

  (...anterior) Um Kajri que eu encontrei numa colecção publicada de canções folclóricas falou da Primeira Guerra da Independência em 1857 e dizia algo assim: “Gadar sattaavan ke, maheenaa bhaye Saawan ke”, diz Mudgal.
A chuva cativou também a imaginação dos bailarinos clássicos. Reconhecidos dançarinos Kuchipudi e rajá Radha Reddy uma vez disseram que a monção é uma dança entre os três reinos da terra. Os artistas inspiraram-se em ragas e textos, e desenvolveram performances misturando outras formas de dança. Muitas dessas interessantes obras foram exibidas em festivais inspirados na chuva como Malhaar (Deli), Megha Utsav (Odissa) e Monsoon Dance Festival (Kerala). Um festival Malhaar anual organizado pelo Conselho Indiano de Relações Culturais (ICCR) testemunha aclamados músicos e dançarinos em acção. “Considerando que há até doze diferentes tipos de raga Malhar, lidando com diferentes fases da chuva e uma miríade de humores, a inspiração levou a muitas criações excepcionais para a ocasião”, diz Suresh K. Goel, ex-director geral do ICCR.

Agra e Mandu - Amor abençoado pela chuva
Autores - Natasha Adlakka e anil Mehrotra

Associando as chuvas com afecto, o que poderia ser melhor do que o Taj Mahal, em Agra, em Uttar Pradesh, para testemunhar a união? O espectáculo maravilhoso aumenta várias vezes sob um céu de monção dramática. O mármore e os jardins do Taj tornam-se frescos e puros após as chuvas. O ponto culminante das forças positivas – a natureza, o amor, a pureza, a grandeza e a herança – torna a experiência eterna. O mesmo vale para a cidade vizinha de Fatehpur Sikri, construída pelo imperador mogol Akbar.
Outro lugar que se torna mágico durante a monção é Mandu. Madhya Pradesh. Tornada famosa pelos amantes reais Baz Bahadur e Rani Roopmati, Mandu é um paraíso para os amantes da natureza pela sua beleza virgem. O imperador Jehangir disse certa vez: “Não conheço nenhum outro lugar que seja tão agradável no clima e com um cenário tão atraente como Mandu, na época das chuvas”.
Uma forte colina nas cordilheiras de Vindhyan, Mandu tem palácios, túmulos, mansões, pavilhões de lazer e mesquitas. As maravilhas incluem Jami Masjid, tumba de Hoshang Shah (§), Ashrafi Mahal e Jasa Mahal (o palácio navio). Construído pelo grande governante do Mandu, Ghiyas-ud-din, o Jasa Mahal assemelha-se a um navio ancorado, mais evidente durante a monção, quando os lagos ficam cheios.

Goa - Horizonte coberto de névoa

De Junho a Setembro, Goa faz uma pausa para descansar, rejuvenescer e recarregar antes da invasão da próxima temporada. O que ela também testemunha é uma paisagem verdejante e refrescante. As fortes chuvas às vezes, seguem por dias, e o horizonte envolto em névoa dá um ar encantador de mistério.
Uma atracção da temporada é o alegre festival da chuva da festa de São João, em Siolim, no norte de Goa. Celebrado em 24 de Junho, todos os anos, durante a Festa de São João é quando as pessoas de todas as idades saltam em poços, riachos e lagoas e apreciam o famoso licor de Goa, Feni. Embora comemorado em todo o estado, é na vila de Siolim que as celebrações são particularmente grandes. Dá para acompanhar um grupo alegre de homens enfeitados com coroas de flores frescas e folhas, enquanto eles vão em procissão ao redor da aldeia cantando músicas tradicionais
Outros eventos de monção em Goa são o Festival Bonderam – celebrado na ilha de Divar, no quarto Sábado do mês de Agosto de cada ano – e a Festa de São João Lourenço, realizada a 10 de Agosto, para celebrar a reabertura de bancos de areia no rio Mandovi para o tráfego e o fim da monção.
Valerie Rodrigues

Movimento e Felicidade
Rashmi Sablania

O início da monção é em si um festival na Índia, especialmente nas suas estações mais quentes, como o Rajastão, que também se prepara para o seu festival anual, Teej, durante a temporada. Há dois anos, finalmente, tivemos a oportunidade de estar em Jaipur, a capital do estado real, durante a monção e testemunhar as celebrações das quais tínhamos ouvido falar muito.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®