Peregrinações

de Vimla Patil

em 05 Mar 2014

(...anterior)
A visita começou bem com uma chuva torrencial, deixando para trás um cheiro agradável de terra molhada. Os parques da vizinhança ficaram mais exuberantes e cheios de adornos de flores pendurados em árvores e meninas bem vestidas balançando e jogando, dançando e cantando canções tradicionais. Os mercados também vendendo vestidos e jóias tradicionais, e petiscos como ghevar e malpua, feitos especialmente para a ocasião.
Teej recebe o seu nome da palavra “três” na língua local, já que ele acontece no terceiro dia da quinzena brilhante da Lua de Sharaavan (mês da monção) do calendário hindu. O festival comemora a união de Shiva com sua consorte Parvati, e assim celebra a felicidade conjugal, o bem-estar do cônjuge e dos filhos, e a purificação do corpo e da alma. As festividades geralmente espalhadas ao longo de três dias, combinam as duas festas sumptuosas com jejum rígido feito pelas mulheres. As meninas e as mulheres casadas usam roupas tradicionais coloridas e pulseiras, aplicam henna em suas mãos e cantam canções tradicionais.
Com tanta coisa para ver e apreciar, estávamos prontos com a nossa câmera para capturar Teej na sua totalidade. O destino era o palácio da Cidade, de onde a procissão iria começar em breve. O lugar já estava movimentado quando chegamos. Logo, as equipas coloridas de artistas populares, acompanhadas com camelos, elefantes, cavalos e carros de bois adornados, cativou quase todos ali reunidos. O protagonista principal da procissão era um palanquim levando o ídolo de Parvati, também conhecida como deusa Teej. Tivemos de nos mover rapidamente pois o cortejo ia em direcção a Chaugan Stadium, onde estava iria acabar. Pudemos ver moradores e turistas reunindo-se em ambos os lados das ruas, em cima de lojas, hotéis e outros edifícios no caminho, apenas para ter um vislumbre do desfile. A procissão e as celebrações, que levam a herança do Rajastão, continuaram em casas e templos para adorar a deusa Parvati
Nossa visita a Jaipur chegou ao fim logo após o Teej. Não chovia, mas estava agradável o dia em que partimos para Dheli, o que tornou toda a experiência muito gratificante.

Cortesia da Revista India Perspectives