Peregrinações
As viagens, quando empreendidas com o sentido de peregrinação contribuem para a elevação de Consciência, e o seu efeito espiritual começa, a partir dos primeiros passos, até ao local, ao objectivo.

Um Retiro Real

de Christian Belger

em 22 Abr 2014

Se você está na Índia procurando pelo encontro com descanso e lazer, Gwalior poderia ser seu destino. Situada na fronteira do norte de Madhya Pradesh, a cidade real não apenas apresenta património e arquitectura antiga para os visitantes, mas muitos aspectos da viva cultura indiana.
Gwalior está espalhada ao redor de uma colina de rocha de arenito, coroada por uma impressionante fortaleza, que o primeiro imperador mogol, Babur, chamou de “a pérola no colar de fortificações de Hindu”. É constituída por três áreas principais: Lashkar, a parte comercial; Morar, o mercado rural para os agricultores e moradores das vilas circundantes, e antiga Gwalior, onde se encontra a rica história desta cidade tão interessante.

Esta antiga capital imperial oferece uma rara combinação de educação, recreação e retiro.

Os primeiros vestígios de habitação humana nesta área remontam à Idade da Pedra Média, cerca de 20.000 anos atrás, e há pinturas rupestres que prestam testemunha do alvorecer da humanidade no sub-continente indiano. No Mahabharata, Gwalior é mencionado como Gopalkaksh, onde Bhima ganhou vitória. A história registada de Gwalior começa cerca de 2.000anos atrás, quando os governantes Nagvanshi construíram aqui a sua dinastia. O início do lendário forte reside no século V, durante o governo de um Kachhwaha Rajput, Suraj Sen. Nos mil anos seguintes, o forte e a cidade cresceram, foram conquistados, destruídos e reconstruídos.

O sultanato de Dheli e a Dinastia Slave também governaram este forte. Após a primeira batalha de Panipat, em 1526, o império mogol, sob o governo de Babur, assumiu o controlo do forte. Um viajante italiano, Nicolao Manuci, que visitou o forte em 1655, escreveu no seu livro “A Pepys of Mogul India”. “Há apenas um único caminho a seguir, e existem muitas portas para barrar o caminho, cada uma com a sua guarda e sentinelas. O resto é um morro de rochedo perpendicular como uma parede, embora feito pela natureza. Ao redor desta montanha são vistas muitas varandas, lanternas e salas em diferentes estilos de arquitectura, com esculturas hindus – tudo isso tornando a vista uma das mais agradáveis e prazerosas para o visitante.

A terceira batalha de Panipat (1761) trouxe outra mudança para Gawlior – um governante de origem jat, Lokendra, assumiu a área. Mas quatro anos depois, um hábil chefe de origem maratha, Mahadji Scindia, derrotou-o. Os descendentes de Scindia ainda permanecem no Palácio Jai Vilas, quando estão em Gawlior. O palácio é um Versailles do sul da Ásia, que foi parcialmente convertido em museu. O maior tapete de peça única no mundo, representando personalidades históricas, está aqui. O Salão real Durbar é uma magnífica estrutura apoiada apenas por quatro colunas. Do seu tecto coberto de pinturas pende um impressionante par de lustres de cristal que foi feito na Bélgica e comprado em Paris. Há também um trem de cozinha de prata que já foi usado uma vez para servir um jantar numa enorme mesa.

Apesar da riqueza exibida no palácio, o marco histórico da cidade é sem dúvida o Forte Gwalior. Visível de longe e tem vista para a cidade moderna. Sua área tem cerca de três quilómetros de comprimento e se estende, na sua maior parte, de leste a oeste por cerca de um quilómetro. Entrando na fortaleza de carro, depois de passar o portão Urvai, pode-se ver impressionantes estátuas de Tirthanlkaras jainas esculpidas na rocha.

No forte, pode-se maravilhar com os templos Saas-Bahu, do século IX, dedicado ao Senhor Vishnu e Shiva, agrupados no penhasco sul do planalto. Em Hindi, saas significa sogra, e bahu significa nora. Mas, na verdade, Shashtrabaahu é outro nome para o Senhor Vishnu, então a origem do nome está mais nessa direcção. Perto do templo, encontra-se a setenta metros de altura, Teli Ka Mandir. Construído no século II, o templo é uma mistura de estilos de arquitectura indo-arianos e dravidianos. Outro edifício fascinante é o Palácio Man Mandir, construído entre 1486 e 1517 por Raja Man Sing, da dinastia de Tomar. Este palácio foi onde o imperador mogol Aurangzeb prendeu e executou o seu irmão poeta-filósofo Dara Shikoh (§).
Na verdade, é preciso mais tempo do que um dia para explorar Gwalior. Mas cada minuto gasto aqui é um mergulho na história e nobreza.

Cortesia da Revista India Perspectives