Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 5 de 6
Antero de Quental

de Pedro Teixeira da Mota

em 18 Mai 2014

  (...anterior)

Tenta então coordenar as suas ideias, os seus trabalhos para a "Geração nova", a "Religião do Futuro", esse tal livro de Filosofia, que conteria a síntese das suas ideias que conciliariam o naturalismo cientifico e a metafísica, mas a saúde apoquenta-o, embora esta seja uma fase de serenidade e mesmo certa beatitude, e de espiritualidade aprofundada, como afirmará volta e meia nas cartas aos amigos, ao referir por exemplo que “se pode pela aprofundação da natureza humana (e por analogia invencível, de toda a natureza) chegar ao mais completo espiritualismo, a um panpsiquismo que se acomoda perfeitamente, ou antes harmoniza necessariamente, com o materialismo, e ainda o materialismo das ciências naturais... chegar teoricamente até aquela profundidade de compreensão do “homem interior,” como eles diziam, a que os místicos chegaram”.
Após o “Ultimatum” de 11 de Janeiro de 1890, imposto pelo imperialismo inglês quanto à redefinição do mapa de África, na reacção popular desencadeada, aceita o cargo de Presidente da Liga Patriótica do Norte, a convite de Luís de Magalhães e dos estudantes e professores universitários académicos, com eventos de grande emoção e civismo tal como os que envolvem centenas de estudantes ovacionando-o, após a sua chegada de Vila do Conde ao Porto, e no final do seu discurso da varanda da casa de Joaquim de Vasconcelos, na rua de Cedofeita. Todavia a fraqueza do País e dos políticos e partidos (monárquicos e republicanos), destroem o projecto, desiludem-no e abandona de vez a participação pública na marcha dos acontecimentos políticos.
A sua auto-exigência de perfeição tanto moral como formal, tanto na filosofia como na poesia é tão grande que dirá que só apenas alguns do Sonetos é que tinham verdadeiro valor, e escreverá numa carta não datada, mas certamente destes últimos anos:

"Mas os versos que eu quisera fazer, só se farão daqui a duzentos ou trezentos anos, nalgum convento da Ordem dos Mateiros, que alguém mais feliz do que eu conseguirá fundar".
Antero foi um dos raros pensadores que se aproximou lúcido da experiência da morte e das elevadas regiões do Não-Ser, investigando o dito grego «Morrer é ser iniciado», pelo menos no sentido de não recear a morte ou mesmo amá-la, embora não tenha conseguido trazer dos seus reinos da noite, do sonho e do invisível os pomos das revelações da Verdade que tanto demandou, e que moral, poética e filosoficamente bastante realizou...
Pouco antes de morrer, desejara fundar uma ordem de contemplativos, a Ordem dos Mateiros. Fidelino de Figueiredo realçou esse testamento anímico de alguém que «teria sido um S. Bento de Portugal, restaurador da disciplina das almas, iniciador da sua reconstrução pelo recolhimento meditativo». «Três coisas devemos pedir ao recolhimento monástico ou à sua irradiação: firmeza, paciência e esquecimento. Só para as propagar e difundir valeria a pena fundar a velha ordem dos Mateiros, de Antero de Quental (§) — velha, sem nunca ter existido».
O regresso aos Açores, a Ponta Delgada, a 8 de Junho de 1891, chegando um pouco depois as duas crianças e a irmã, certamente mais desiludido e envelhecido, parecia assegurar um novo estado de paz e reequilíbrio, mas a breve trecho tanto ele como a irmã sentem-se incapazes de aguentar o clima opressivo e húmido insular, e Antero acaba por decidir entregar as pequenas ao cuidado de uma família bem escolhida e voltar a Lisboa.

Contudo, a dolorosa dificuldade de digerir e de dormir enfraquece-o de tal modo que o seu regresso a Lisboa é sentido como uma derrota, um acto inútil. Incapaz de reagir, sem grande esperança de futuro, com os nervos em polvorosa, acaba por se sentar num banco, junto à cerca do convento da Esperança, exactamente onde estava afixada uma âncora em metal com a palavra Esperança, e desfechar dois tiros com um revólver na face. Socorrido rapidamente, mas ingloriamente, após uma hora de sofrimento forte mas estoicamente assumido, respondendo ainda a perguntas de médicos amigos com sinais e olhares, parte do Hospital da Santa Casa da Misericórdia para o além pelas 20 horas de 11de Setembro de 1891.
O cavaleiro do Amor e da Morte, da Ideia e da Liberdade partia samuraicamente...
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®