Nutrição
Saúde num pote

de Lakshmi Balakrishnan

em 28 Jul 2014

(...anterior) Aloe-vera Da mesma forma, a laranja e o pepino há muito tempo têm sido utilizados para fazer máscaras faciais por causa da sua habilidade natural para remover as rugas. Água de rosas e óleo de rosas são importantes ingredientes nos produtos de beleza devido às propriedades anti-inflamatórias. Portanto, não é difícil entender porque razão uma série de modernos produtos cosméticos usam o poder das ervas naturais. Compreender suas qualidades medicinais podem ajudar-nos não apenas a usá-los melhor na sua forma original, mas também na escolha dos produtos certos na prateleira.

Aloe-vera

Esta suculenta planta é popular há mais de 5.00 anos. Cheia de vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos, é uma das poucas plantas que tem a vitamina B12. Sendo um adaptógeno, auxilia na digestão. As propriedades curativas da Aloe-vera são ideais para tratar queimaduras. Está disponível em essência e usada em produtos de beleza.

Canela

Amplamente usada na cozinha indiana, a canela ajuda na digestão, reduz o colesterol e os níveis de açúcar no sangue. O óleo de canela também é conhecido pelas suas qualidades anti-bacterianas e é usado em chás ou noutras formas de alimento. Ela ajuda a combater a gripe comum. Suas propriedades antioxidantes são óptimos para a pele.

Cúrcuma (Açafrão-da-Índia)
Esta poderosa planta é tão importante pelo seu valor nutritivo quanto pelo sabor que traz para a cozinha indiana. Um copo de leite com uma pitada de açafrão-da-Índia e uma colher de mel é um excelente remédio contra o resfriado comum e tosse, passado de geração a geração. Pesquisas recentes comprovam também a sua capacidade de reduzir as possibilidades de acidente vascular cerebral.

Manjericão e gengibre

Uma chávena de chá quente é rica em antioxidantes Quando feitas com tulsi ou holy basil, ajuda a curar resfriados e dor de garganta. O gengibre, uma raiz, também pode ser adicionado já que é conhecido por facilitar a digestão, aliviar a dor e melhorar a circulação. Esmagar o gengibre com mel também é útil para as constipações.

Curry

Usadas para decorar e também como chutneys na cozinha do sul da Índia, as folhas de curry são um leve laxante e ajudam a fortalecer o fígado. São conhecidas por ajudar às complicações intestinais e diarreia. Estas plantas fáceis de se cultivar também são ricas em vitamina A e ajudam a fortalecer os olhos se consumidas regularmente.

Hortelã

Rica em antioxidantes, nutriente e fitonutrientes, a hortelã ajuda a fortalecer imunidade e melhora a digestão. Mastigar algumas folhas de hortelã fresca pode ajudar na saúde bucal, razão pela qual é muitas vezes encontrada em produtos de higiene bucal. Folhas de hortelã podem ser usadas frescas, no chá ou em molhos picantes e saladas.