Sistemas Religiosos e Filosóficos
Graça Divina - 2ª Parte

de Debabrata Sen Sharma

em 20 Out 2014

(...anterior) ), recebeu iniciação do famoso Haruhar Baba, que conheceu em Varanasi, pela primeira vez. O Professor Jadunath Sinha recebeu iniciação do famoso Vamadeva de Tarapith. E por fim o caso de Narendranath Dutta, tão bem conhecido como Swāmi Vivekānanda (§).

Alguns textos shivaítas mencionam três tipos de mestres espirituais (sadguru-s): há os mestres celestiais (daiva guru), os mestres que alcançaram a perfeição (siddha guru) e os mestres existindo sob forma humana (mānavaguru). Diz-se que existem seres divinos em diferentes níveis de criação, tais como Rudra, Brahmā, Vishnu, etc. São eleitos por Parama Guru, o Senhor Supremo, para agirem como elementos de transmissão de Sua Graça aos praticantes espirituais, que alcançaram a purificação no instrumento corporal psicofísico, através de esforços pessoais. Estes professores espirituais pertencem à classe chamada de daiva guru-s (mestres divinos). Os Shivaítas de Cachemira defendem que o Senhor Supremo infunde a Sua Graça a partir do plano Sadāshivatattva, representando a Sua primeira manifestação no decurso da Seu desdobramento em forma de universo. Diz-se que alguns praticantes espirituais recebem o mantra sagrado durante o sono.

Esses raros afortunados, na verdade, recebem a iniciação de professores espirituais, que se apresentam perante seus discípulos sob formas subtis, nos sonhos.
Os mestres espirituais pertencentes à segunda categoria são chamados de siddha guru-s e iniciam classes superiores de sādhaka-s, que por sua vez purificaram seus ādhāra-s através de esforços pessoais. Os siddha yogin-s apresentam exteriormente corpos humanos, mas interiormente são seres perfeitos, que não só já realizaram a verdadeira natureza de Shiva, mas também permanecem nesse estado de realização espiritual para sempre.

Contudo, a vasta maioria de professores espirituais pertencem à classe que existem sob a forma humana, os mānava guru-s. Embora exteriormente aparentem ser seres humanos comuns, pertencem a um estado elevado comparados com os seres vulgares, pelo facto de terem realizado a sua natureza de Shiva. Parama Guru escolhe um desses seres auto realizados para servir de meio de transmissão de Sua Graça aos sādhaka-s humanos, por lhes ser de mais fácil acesso.
Poder-se-á perguntar: será que qualquer ser humano auto realizado pode ser escolhido pelo Senhor Supremo a fim de servir de mānava guru, ou será que existe algum critério para a selecção de mānava guru, escolhido de entre tantos sādhaka-s auto realizados? Claro que os Shivaítas de Cachemira não são a favor de ser restringida a escolha de mestres espirituais pelo Senhor Supremo, uma vez que tal iria contra a sua doutrina de liberdade sem restrições (svāntantrya vāda) do Supremo Senhor. Mencionam, todavia, que existem duas classes distintas de sādhaka-s, tecnicamente chamadas de: mumukshu sādhaka-s, i.e., aqueles que se interessam apenas em obterem a libertação pessoal, e os bubhukshu sādhaka-s, que não estão tão centrados em si, têm um grande coração, possuindo as qualidades da compaixão (karuna), amor (prema), e amor solidário pelos outros (maitri). Pretendem ajudar outros seres sofredores neste mundo, mostrando-lhes o caminho para a realização de sua natureza de Shiva. O Senhor Supremo escolhe um entre estes sādhaka-s para O representar. Desta forma, o Supremo Senhor concretiza, por meio deles, a tarefa dupla de transmitir a Sua Graça, e saciar a sede deles de ajuda ao próximo.

Outro tipo de classificação de mestres espirituais revela-se noutros textos. São mencionados quatro tipos de professores: akalpita guru, akalpita-kalpaka guru, kalpita guru e kalpita-kalpa guru.
Os gurus akalpita são classificados como sendo os superiores. Nascem já gurus. Por tal, não precisam de passar pelo processo de iniciação e de desempenho de qualquer sādhanā. O conhecimento supremo chega-lhes espontaneamente.