Peregrinações

de Teosofia

em 26 Jan 2015

(...anterior)
Incuestionablemente en el Sagrado Absoluto Solar, en el Sol Central Espiritual de este Sistema en el cual vivimos, nos movemos y tenemos nuestro Ser, no existe mecanicidad de ninguna especie y por lo tanto, es obvio, que allí reine la más plena Bienaventuranza.
Es indubitable que en el Sol Central Espiritual, gobernado por la Única Ley, existe la felicidad inalterable del Eterno Dios Viviente; desafortunadamente, conforme nosotros nos alejamos más y más del Sagrado Sol Absoluto, penetramos en mundos cada vez más y más complicados, donde se introduce el automatismo, la mecanicidad y el dolor.
Tarot y Cábala. Samael Aun Weor

Significado esotérico das Colunas do templo de Salomão
Tal como acontece com a maioria dos símbolos ocultos, as colunas maçónicas ocultam vários significados, alguns destinados ao leigo e outros relacionados com os mais altos graus da Maçonaria.
No entanto, é geralmente sabido que Jaquim e Boaz representam o equilíbrio entre duas forças opostas.
“Estes são os nomes [Jaquim e Boaz] dos dois pilares na varanda do templo construído pelo rei Salomão. Eram dezoito côvados de altura e foram lindamente decorados com guirlandas, romãs e várias texturas. No topo de cada coluna havia grandes bacias – hoje erroneamente chamados de bolas ou balões – um dos copos continha o fogo e outro de água. O globo celeste (originalmente a tigela do fogo), encimando a coluna da direita (Jaquim), é o símbolo do divino, enquanto o globo terrestre (a bacia de água), dominando a coluna da esquerda (Boaz), significa que o homem terrestre. Estes dois pilares, respectivamente conotam também os activos e passivos expressões da energia divina, o sol e a lua, enxofre e sal, o bem e o mal, a luz e as trevas. Entre eles, a porta que dava para a casa de Deus, a sua presença nos portões do santuário é um lembrete do fato de que o Senhor é andrógino e não uma divindade antropomórfica.
A união dos dois pilares geram um terceiro pilar, o do meio, que é o homem esotericamente perfeito. “Quando as duas colunas estão em equilíbrio significa que você tenha atingido a união da Kundalini e Sushumna. Esse casamento vai criar o chamado fogo sagrado da Kundalini que vai irradiar por todo o corpo humano, enchendo-o com a luz divina. É então que a humanidade vai se tornar a terceira coluna do Templo de Sabedoria. Ele / Ela será uma coluna formada pelas forças combinadas da Força (Jaquim) e Beleza (Boaz). Este ato constitui a “Palavra Perdida” no sistema de vibração do corpo físico e da alma.

A combinação de forças opostas dos dois pilares produz a coluna do meio: o homem perfeito.

Significado cabalístico

Em ensinamentos cabalísticos Jaquim e Boaz são as duas colunas da Sephiroth, a árvore da vida.
“Na estrutura de árvore cabalística misteriosa da vida, estes dois pilares simbolizam Misericórdia e Justiça. Quando interpretado cabalisticamente, os nomes dos dois pilares significam “Na força será a estabilidade da minha casa.” “No esplendor da iluminação mental e espiritual, o sumo-sacerdote, está em pé entre as colunas como uma testemunha muda para a virtude do perfeito equilíbrio – um ponto hipotético equidistante de todos os extremos. Assim, ele personificava a natureza divina do homem entre os opostos de que é composta da natureza humana – a misteriosa Mónada pitagórica, na presença da díade. De um lado estava a coluna estupenda do intelecto, por outro lado, o pilar de bronze da carne. A meio caminho entre os dois é o homem sábio glorificado, que antes de chegar a este estado de êxtase que ele tinha que sentir o sofrimento criado pelo cruzamento das duas colunas. Os judeus, no início, representam os dois pilares, Jaquim e Boaz, como as pernas de Jeová. O significado disso é que a Sabedoria e o Amor, em seu sentido mais elevado, apoiam toda a ordem da criação.

A coluna da direita, que é chamada Jaquim, tem o seu fundamento em Chokmah, o derramamento da sabedoria de Deus, os três globos suspensos são poderes do sexo masculino. A coluna da esquerda é chamada Boaz. Os três globos sobre ele são poderes femininos e recetivos, porque se fundam na compreensão, é um poder recetivo e maternal.