Sagrados
A Espiritualidade na Gestão

de Swami Nikhileswarananda

em 02 Fev 2015

(...anterior) Foi a Calcutá e quando os jornalistas lhe perguntaram porque tinha lá ido, respondeu que estava muito impressionado com os ensinamentos de Swāmi Vivekānanda (§). “Leu os livros dele?” e Gates respondeu: Não me deito sem ler algumas páginas dos livros de Swāmi Vivekānanda.

Quando tomei conhecimento desta notícia, não podia acreditar porque o meu conceito sobre Bill Gates era de que ele só acreditava na política de competição implacável. Mais tarde li no jornal que ele tinha feito uma grande doação a uma causa pública. Nessa altura Gates era o homem mais rico à face da terra com uma fortuna de 52 biliões de dólares, e dessa quantia tinha doado 30 biliões para fazer a Fundação Blinda e Bill Gates; por três anos consecutivos ele foi o maior doador. Por isso, o conceito de gestão fiduciária ou gestão holística tem vindo a ser cada vez mais apreciado.
A gestão do stress

Outro conceito que se tem vindo a popularizar é o da «gestão do stress». Na América, muitas empresas estão a ter formação regular neste assunto. Uma corporação de pesquisa com base em Chicago diz que 40% das empresas vão tendo estes cursos com regularidade. Na verdade, os modelos ocidentais de gestão de stress não estão a resultar, e os psicólogos ocidentais dizem que os sentimentos por exprimir ou suprimidos no subconsciente levam a problemas de stress. Daí aconselharem os seus pacientes a darem largas aos seus sentimentos. Mas o problema é que ao abrirem-se, podem perder os empregos. Sendo assim qual é o remédio? Pregar alfinetes - existem no mercado: azuis para ofensas, pretos para ofensas sérias e vermelhos para assassínios! Se alguém está chateado com os flagelos injustos do patrão, aí poderá, de forma representativa, assassiná-lo com a ajuda dos alfinetes vermelhos! Claro que estes só oferecem uma ajuda temporária, pois na manhã seguinte encara o chefe novamente e volta a deparar-se com o mesmo problema. Daí a razão para, agora, se estarem a voltar para a gestão espiritual e holística.
A revista Time na edição de 4 de Agosto 2003 apresentou na capa uma actriz de Hollywood a meditar. A história da capa era –“Diga apenas OM”. Relatava que dez milhões de americanos meditavam regularmente – o que é impossível ignorar actualmente na América. Nas casas corporativas, indústrias, salas de reuniões, salas de aula, prisões, aeroportos, estações de comboios – em todo o lado existem salas de meditação. EM 2004 viajei para a Europa e no aeroporto de Zurich vi um sinal a indicar o caminho para a sala de meditação e, tenho de admitir, foi muito belo. Então, agora está-se a virar para a gestão espiritual para lidar com o stress.

A ciência moderna provou que, para obter sucesso, o QI, ou Quociente de Inteligência, não é suficiente. Em 1991 Daniel Goleman fez uma pesquisa e afirmou que o Quociente Emocional, Q.E., era mais importante que o Q.I. Dizem que a empatia, simpatia, compreensão dos outros e a educação do lado direito do cérebro, são todos eles importantes se quiser realmente ser uma pessoa de sucesso a longo curso. A última descoberta da ciência moderna é o Q.S., Quociente Espiritual. Danah Zohar, uma Professora da Universidade de Oxford, escreveu um livro sobre inteligência espiritual. Ela afirma que neurológica, fisiológica, biológica e psicologicamente, sob qualquer ponto de vista, existem evidências conclusivas de que existe algo chamado de Q.S., que é a base quer do Q.I, quer do Q.E.

O que é o Q.I.? Este quociente dir-lhe-á como jogar o jogo da vida. O que é o Q.E.? Este dir-lhe-á como jogar o jogo da vida em circunstâncias que mudam, com varias estratégias. E o que é o Q.S.? A Inteligência Espiritual vai-lhe dizer se deve , ou não, jogar o jogo da vida. Qual é o significado da vida? Qual o seu objectivo? Qual é a finalidade básica da vida? Esta inteligência dar-lhe-á respostas a todas estas questões.

Outra descoberta é que o Q.I. se encontra em todas as espécies, incluindo os chips do computador! O Q.E. só se encontra em algumas espécies. Mas a Inteligência Espiritual existe apenas na espécie humana.