Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 6 de 6
A Espiritualidade na Gestão

de Swami Nikhileswarananda

em 02 Fev 2015

  (...anterior)

A questão que se coloca é, como desenvolver o Q. S. Há um crescente número de livros que têm vindo a ser escritos ensinando a despertar a Inteligência Espiritual. Mas a definição de melhor compreensão, penso ser a que foi dada por Swāmi Vivekānanda (§) no seu livro rājayoga. Nele diz: “ Cada alma é potencialmente divina, o objectivo é manifestar esta Divindade interior, ao controlar a natureza, tanto a interna, como a externa. Fazei isto através do trabalho, da adoração, pelo controlo psíquico, pela filosofia – através de um deles, ou de vários, ou de todos – e libertai-vos. Este é o Todo da religião. Doutrinas, dogmas, rituais, livros, templos, ou formas, não passam de detalhes secundários”. Qualquer um dos quatro Yogas (§) –Rāja-Yoga, Bhakti-Yoga, Jñana-Yoga e Karma-Yoga – podem, independentemente, levar-vos à realização última de Deus, ou ajudar na manifestação do Divino, conduzir-vos à felicidade infinita, à paz infinita. Mas a questão é – “qual o caminho a escolher?” Tal depende da vossa aptidão mental, ou nível mental de desenvolvimento”. Também a Swamiji lhe foi colocada a questão – O que faz? Ele respondeu que combina todos os quatro. Porquê? E Swamiji dá a solução:” Porque todos os Yogas têm certos limites, embora estes limites sejam ultrapassados quando se combinam os quatro e se colhem as suas vantagens.
No domínio da gestão desejamos a utilização máxima dos recursos existentes.

Da mesma forma, obtivemos os recursos. Temos mãos – porque é que não deveríamos trabalhar com as mãos para o Senhor? E ao fazê-lo, é Karma-Yoga. Também possuímos a mente. Porquê não meditar com a ajuda da mente? Ao fazê-lo, é Rāja-Yoga, i.e., meditação. Temos, então, um coração que sente, para sentir os outros, para dar e receber amor. Amemos, assim, o Senhor, amemos o Infinito, amemos o Último - este é o Bhakti-Yoga. Também temos o intelecto, através do qual conseguimos perceber o que é a realidade. Quando se pensa na Realidade Última, isso é Jñana-Yoga. Por isso Swāmi Vivekānanda nos pede para combinarmos os quatro yogas para alcançar a máxima utilização de todas as faculdades. Praticai simultaneamente os quatro yogas, sabendo que, claramente, a combinação dos quatro yogas integrais conduziriam até à Realidade Última. Isto, actualmente, é divulgado por muitos dos especialistas.

A mensagem de Swāmi Vivekānanda para a nova época é que não deverá haver qualquer diferença entre o ‘sagrado’ e o ‘secular’. O local de trabalho, a fábrica, casas de comércio, mercados, serão todos eles locais de adoração. O trabalho será, assim, convertido em adoração – não será necessário ir ao templo, igreja ou mesquita. Não precisa de ir até ao Himalaias ou à floresta. – onde quer que esteja, qualquer que seja o trabalho que lhe foi atribuído pelo Senhor, ao realizar esse trabalho como espírito da devoção, pode-se alcançar a Realidade Última e alcançar a derradeira felicidade, a derradeira paz, a alegria infinita e a felicidade infinita, aqui e agora.

# Swami Nikhileswarananda é Secretário do Ramakrishna Math e de Ramakrishna Mission Vivekananda Memorial, em Vadodara, no Gujarat. Este artigo foi baseado na prelecção dada por ele no Instituto a 12 de Dezembro 2008.

Tradução de Helena Gallis

   


[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®