Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Atisha

de Maria

em 08 Mai 2016

  (...anterior) Entendendo que masculino-feminino são meras etiquetas ela respondeu: Não existe tal coisa como homem e mulher, “eu” e “meu”, e vendo que havia poucas praticantes femininas fez o voto de trabalhar para aliviar o sofrimento renascendo num corpo de mulher.

Existem vinte e duas emanações de Tara, contudo as formas principais são Branca e Verde. Tara está estreitamente associada com Avalokiteśvara, o Buddha (§) da Compaixão. Diz-se que, noutro tempo, quando Avalokiteśvara estava observando o sofrimento dos seres no mundo, se sentiu impotente ao pensar na tarefa de salvar tantos seres e começou a chorar. Das suas lágrimas nasceram Tara Branca e Tara Verde para dar-lhe ânimo e ajudar os seres em viagens através dos oceanos da existência. Ambas as Taras defendem dos perigos externos tais como fogo e terramotos, e de perigos internos tais como as emoções negativas do orgulho e da ira, e, sendo que Tara é dinâmica e trabalha activamente para superar os obstáculos, associa-se a Tara Branca com a protecção e a purificação.

Ainda dentro da tradição religiosa tibetana, encontramos Tsong Khapa (§), um dos maiores filósofos e reformadores budistas de todos os tempos. Nasceu em 1357, na província de Amdo no Tibete oriental. Tsong Khapa lançou-se a reformar a prática budista no Tibete que havia perdido parte da sua pureza original. Notou um desleixo na prática e falta de disciplina moral, na qual acreditava ser essencial para o progresso espiritual. Revitalizou a tradição do Kālachakra, que ia desaparecendo e instituiu o festival de Monlam, uma festa de três semanas que se centra em actividades espirituais e que continua sendo o festival mais importante do Tibete. Em 1409 fundou o Mosteiro de Garden, onde instituiu um programa rigoroso dos três fundamentos superiores de ética, concentração, sabedoria, junto com o debate filosófico. Foi a partir destas bases monásticas que se formou a escola Gelug. Gelug significa “Forma de virtude”. É a mais moderna das quatro escolas budistas tibetanas e à qual pertence o actual Dalai-Lama.

   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®