Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Vários temas
Peregrinações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 6
Efemérides do Oriente e do Ocidente

de Pedro Teixeira da Mota

em 07 Jun 2017

  (...anterior) Descobrindo constantes analogias entre as religiões, Faria e Sousa relaciona «na Igreja da Santíssima Trindade em Madrid, uma Imagem de três Homens, cujos corpos se uniam em um; com três cabeças divididas, e todas de um parecer; e tudo isto se via incluído num triângulo... por mais que quanto à vista corpórea pareça monstro» aprovada contudo como «virtuosa, lícita, e católica», com a imagem indiana, provavelmente a descrita por D. João de Castro, de um «Gigante de três cabeças, coroado com tiara pontifical, que hoje se vê no estupendo pagode da ilha de Elefante, e o seu nome é Mahamurti, tido por superior a todos os Deuses que se vêem na mesma construção». Assim se arriscava Faria e Sousa, considerando ainda ignorantes os que não vissem nisso «utilíssimas memórias da Corte celeste entre os mortais»...
4. Siddhartha Gautama, o Buddha (§), teria pregado neste dia o seu primeiro sermão, depois da iluminação em Sarnath, junto a Kashi, em 528 A.C., aos seus antigos companheiros de ascese e que aceitando o Nobre Óctuplo Caminho do Meio se tornam os seus primeiros discípulos, dizendo-se que a roda do Dharma, o Dever, Ordem, ou Lei, começou a rodar para toda a eternidade.

P. Baltazar Barreira, bem recebido no Congo, Cabo Verde e Serra Leoa, missionário abnegado e cheio de amor, morre com 74 anos, suavemente, na ilha de Santiago em 1612.
Depois de 12 anos na Índia, passou o P. Diogo de Matos em 1620 à Etiópia para apoiar a conversão do imperador Susénio. Assisti-lo-á na morte, em 1632, ainda na fé de Roma, embora já antes este tivesse restaurado os ritos e costumes antigos em desacordo com os de Roma, vindo a ser o seu filho quem expulsará os jesuítas do reino etíope. Deixou-nos duas Cartas e morre neste dia em Goa em 1633.
Júlio Gonçalves nasce em Nova Goa em 1881. Oficial da marinha e médico, autor de obras sobre a Índia notáveis, como Os Portugueses e o Mar das Índias. Da Índia Antiga e sua História, onde explica que «conheceram-na os Iranianos sob o nome de Hendu, com o H fortemente aspirado, porque a banhava o rio Sindhu. A esse rio chamaram os gregos Indu — e Índia ao país adjacente. E Índia ficou sendo para toda a Europa... Só o índio não conheceu como Índia a sua terra, que para ele foi sempre Ariawarta ou Baratawarta, a terra dos Árias (nobres) ou dos reis Baratas».
Ardeshir Ruttoni Wadia, pensador, filósofo, nasce em Bombaim em 1888. Escreverá sobre Zoroastro, Gandhi (§), a liberdade da Mulher e no seu ensaio Democracia e Sociedade profetizará a era actual da globalização, embora com talvez alguma confiança exagerada na democracia e na educação modernas:«No futuro o Ocidente e o Oriente não serão mais que termos geográficos e não evocarão mais diferenças morais, políticas, religiosas. A democracia é igualizadora e o seu instrumento mais eficaz é a educação. É possível que o Ocidente venha a considerar os princípios fundamentais do pensamento indiano, o karma e a reincarnação; e talvez o génio científico do Ocidente consiga dar-lhes uma base científica, de modo que não terão de ser aceites como dogmas».

5. O infante D. Fernando ganha o cognome de Santo ao suportar com muita paciência o longo e atribulado cativeiro, que ao princípio não quis, e que o levou de Tânger a Arzila e por fim a Fez onde morre neste dia em 1433, depois de 15 meses em estreita cela e a ferros, suspirando: «Ora deixai-me acabar». No testamento antes de partir de Lisboa, numa antevisão já do pobre que de seu, na nua cela, só terá o breviário, dirá: «Deixo a Fernão Lopes que foi meu escrivão de puridade, um livro em português que ele me deu, que se chama Ermo Espiritual».Os seus companheiros enterraram o seu coração e entranhas, enquanto o corpo ficava dependurado nas muralhas da cidade. Oito anos depois, ao ser resgatado o seu secretário o P. João Álvares, foi trazido o coração para Portugal e depositado dentro dum cofre no túmulo real da Batalha, com o infante D. Henrique (§) e outros a rezarem.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®