Manter o equilíbrio psicossomático é possível através de certos requisitos, e de entre eles, a alimentação. A solução de doenças quando em curso, bem como a sua prevenção, passa por regras de nutrição, que afinal, deveriam já estar incluídas como imprescindíveis, ao bom funcionamento do organismo físico do ser humano.

Ser saudável

de Miguel Ledro Henriques

em 03 Ago 2021

A capacidade para a auto-regulação emocional é o factor central para atingir e manter aquele estado a que chamamos felicidade: o indivíduo, para ser absolutamente livre dos condicionamentos e influências externas não desejadas que arrastam a maioria das pessoas como papéis numa tempestade, deve descobrir e interiorizar que nós somos os únicos responsáveis pela nossa experiência. Isto é, as condições externas são o que são, e podem variar entre o paradisíaco e o infernal, mas a maneira como nós reagimos a isso é que tem impacto naquilo que pensamos, sentimos e somos, e aquilo que pensamos/sentimos/somos é o que determina as nossas circunstâncias internas e externas futuras. Portanto, o nosso nível de consciência e a nossa capacidade de auto-regulação emocional são, na verdade, os únicos determinantes da nossa experiência, do nosso presente e futuro, da nossa vida.

Ser saudável

O que vai ser dito...

✔ O nosso organismo está naturalmente dotado de mecanismos para se equilibrar com ele próprio e com o ambiente;

✔ Um estado de completa saúde passa pelo bem-estar físico, mental e emocional através da sensatez que o proporciona, o que só pode ser alcançado através do auto-conhecimento, do respeitar os ritmos biológicos, de uma alimentação correcta baseada em produtos naturais, do exercício físico, exposição ao sol, evicção de tóxicos ambientais e de um bom funcionamento dos mecanismos de eliminação do organismo – ou seja, do respeitar a harmonia para a qual o nosso organismo foi criado;

✔ A vida ética – a ética não tem nada a ver com moralismos, mas sim com fazer aquilo que é sensato em vez daquilo que é tolo -- e a auto-regulação emocional – que elimina sustentavelmente os estados de consciência negativos, como a ansiedade, o medo, a raiva, a tristeza, etc – são os factores mais fundamentais para uma vida saudável, feliz e em constante crescimento pessoal;

✔ Não podemos esperar ser saudáveis, de forma alguma, se o nosso estilo de vida não o é;

✔ Os vegetais, cogumelos, ovos, fruta, ervas aromáticas e especiarias, sementes, frutos secos e probióticos são o centro de uma alimentação completamente saudável e uma das melhores estratégias de prevenção de algumas das doenças mais prevalentes nos dias de hoje, enquanto que os produtos de origem animal, os processados e produtos com açúcares adicionados estão associados a doença e diminuição da esperança média de vida (factos médicos mais comprovados por estudos científicos até à data);

✔ A higiene do sono é fundamental, o que implica respeitar os ritmos do nosso corpo, sobretudo numa época de tanta e tão rápida actividade diária;

✔ A exposição solar é fundamental para a produção de Vitamina D3, entre outras substâncias vitais para o normal funcionamento de todos os tecidos do organismo e portanto para a manutenção da saúde e prevenção de doença;

✔ A eliminação dos químicos e tóxicos tão vulgares nos nossos hábitos hoje em dia é muito importante para um estado de completa saúde e prevenção de doenças;

A saúde

O nosso organismo é o resultado de milhões de anos de afinações por parte da Natureza, e esses milhões de anos rodearam-nos igualmente de todas as ferramentas de que precisamos para nos curar, salvo casos particularmente raros. É possível tratar e prevenir quase todas as doenças existentes através da nossa própria forma de vida, o que passa antes de tudo pelo auto-conhecimento e contínua evolução, por aumentar o nosso grau de consciência na vida e estar atentos ao nosso corpo, pensamentos e emoções, hábitos alimentares, de higiene, de sono, etc. A capacidade do organismo de se manter saudável e de se curar é verdadeiramente incrível, e a ideia de que o envelhecimento traz natural e inevitavelmente todas aquelas doenças de que a população hoje padece está profundamente errada, como a própria fisiologia e a experiência de muitos casos vivos o podem demonstrar.

1. Atenção, atenção, atenção – elevação do grau de consciência! A atenção para com tudo na vida, sobretudo nós próprios e o que estamos a fazer, é o segredo do desenvolvimento. Permite-nos descobrir, compreender e aprender coisas que nem imaginávamos. Descobrimos que pensamentos nos fazem avançar e quais estagnar, que emoções nos trazem felicidade e quais nos prendem à dor, como devemos respirar para nos sentirmos mais calmos, como mastigar para minimizar ou evitar problemas gastrointestinais, como nos posicionarmos e nos movermos para que o corpo seja fluído e se desloque sem esforço para a sua estrutura, que alimentos nos fazem sentir melhor ou pior, quantas horas de sono são ideais, o que são desejos condicionados e o que vem da nossa verdadeira, profunda e reflectida vontade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11  [Pág. Seguinte]