Biografias
Artigos 1 - 5 de 23
  [1]  2  3  4  5  [Seguinte]
Pré-Rafaelitas de Maria Ferreira da Silva
A “Confraria Pré-Rafaelita” foi um movimento de artistas ingleses em 1848. Os três membros mais influentes foram Dante Gabriel Rossetti, John Everett Millais e William Holman Hunt. A Escola Pré-Rafaelita envolve todo um programa artístico, espiritual e reformador após uma época marcante vitoriana, sendo por isso um movimento que recusa as regras académicas clássicas. São jovens totalmente empenhados no serviço que prestam através da arte, para mostrar a beleza e a verdade, e militam por uma reforma fundamental através da pintura, inspirada nos ideais espirituais para saírem do declínio da arte inglesa. A pintura dos P.R. sobretudo abriu uma porta, não necessariamente a uma doutrina mas a uma atitude, onde o essencial era quebrar as convenções tradicionais e ocasionar uma revolução na pintura, com a simplicidade da construção das formas e de um simbolismo enriquecedor. Este grupo, de Rossetti e dos seus amigos (mais tarde Burne Jones e William Morris), reunia secretamente e eram considerados “aventureiros”, por abalarem as normas morais e sociais mais conservadoras.
Data: 05 Fev 2024
O mistério da Arte de Diogo Castelão Sousa
Certa vez, ouvi uma Mulher dizer “adorei aqueles quadros, eram magníficos porque conseguiam mesmo mostrar a beleza da alma humana”. E não será esse o objetivo de toda e qualquer obra de arte? Mostrar a beleza da alma humana, ligando-nos ao Criador, através da mudança de sentimento interior, que nos lembra e desperta para o Bem? O mais milagroso na obra de arte é quando impele o ser humano a ser melhor, pela aquisição de uma consciência mais universal, ética e espiritual. Sim, temos que existe a arte política, subversiva e conceptual (intelectualmente estimulante), mas se a arte não transforma a vida do observador, não incentiva a superação das suas próprias limitações e impele à descoberta de mundos interiores, falha na sua missão principal. O propósito da arte é tocar a alma humana.
Data: 07 Ago 2023
Arte de Diogo Castelão Sousa
A escrita perfeita advém da alegria interior e de uma metódica razão que, apesar de espontânea, advém do estudo prévio de obras e volumes vários. A perfeita sintonia entre o estado do escritor e o conteúdo da escrita revela ao leitor mais atento os meandros dos seus pensamentos e sentimentos, declarados ora através de versos ora passos da escrita. O mesmo se passa na música ou pintura, onde um compositor escolhendo determinada nota ou escala musical declara seus ‘interesses’ e revela ao público os pensamentos mais íntimos da sua vida interna. O pintor, escolhendo uma cor ou traço particular, revela a visão definidora do seu interior. Logo é perceptível que, sem atribuir ao ato artístico o rótulo de ‘música’, ‘pintura’ ou ‘escrita’ estamos perante a expressão criativa de estímulos energéticos. Se estes são elevados podemos denominá-la de inspiração (epifania), resultante numa dádiva à Humanidade ou vislumbre do Superior; pelo contrário, o seu oposto manifesta-se como ‘catarse’, que tem validade em planos ou etapas inferiores de existência (estados conscienciais) mas nunca em patamares mais elevados, que revogam a sua expressão.
Data: 10 Dez 2022
Ser incapaz de ferir de Ismael de Almeida
Por que os Mestres vivem afastados dos aglomerados, nos distantes retiros Trans Himalaicos, isolados, onde não se percebe os avanços da civilização? É verdade, os Mestres vivem distantes do dinheiro e do prazer, porque prescindem das paixões humanas, e usam o seu poder em favor do mundo, não necessitam do bulício do barulhento mundo civilizado, artificial e desagregador dos valores superiores. Muito poucos Mestres, vivem nos grandes centros, a serviço da Hierarquia, sempre no anonimato, sustentando em seus ombros as rédeas do serviço mundial. Não obstante, o Mestre serve a humanidade e o seu poder atinge o mundo todo.
Data: 29 Set 2022
Museu de São Marcos de Maria Ferreira da Silva
Para aqueles que estando em Florença decidam visitar o Museu de São Marcos, a primeira impressão que recebem vem do ambiente, lugar e espaços que circunscrevem o edifício, a que posteriormente se acrescenta a monumental obra de pintura que reveste o seu interior. Um elemento importante e determinante que contribui para o encanto e riqueza espiritual deste Museu, é a sua conservação intacta através dos séculos, apesar das vicissitudes e das estratificações históricas.Antigo Convento, é antes de mais hoje, um lugar de memórias, de memórias dominicanas, vinculado a homens ilustres da Ordem, desde Santo Antonino, a Frei Angélico, a Frei Savanarola e a Frei Bartolomeu, para mencionar apenas as personagens mais célebres que aqui viveram, às quais podemos acrescentar nomes de outras que se distinguiram nas mais diversas formas de expressão artística, cultural e mística da mesma época como Frei Paulino, Marco e Francesco della Robbia. Um elemento importante e determinante que contribui para o encanto e riqueza espiritual deste Museu, é a sua conservação intacta através dos séculos, apesar das vicissitudes e das estratificações históricas.
Data: 29 Jun 2020
registos por página