Peregrinações
Artigos 1 - 5 de 25
  [1]  2  3  4  5  [Seguinte]
Os Padres no Tibete de Estevão Cacela
“...e chegamos a Pargão depois de quatro jornadas. Começa esta cidade num campo muito formoso, largo, e aprazível entre serras «montanhas do Himālaya» que de uma e outra parte o vão acompanhado. Elas em si alegres à vista, e muito acomodadas as searas de trigo, e arroz de que então estavam cobertas; reparte-se o campo com duas grandes ribeiras que o fazem muito para ver, principalmente com a frescura que tem de grandes sinceiros, e muito levadas de água que das ribeiras saem; com o campo começam os edifícios das casas muito grandes, e altas, que comummente são de três, quatro, cinco sobrados, de paredes muito grossas, com janelas e varandas que as formam; não estão estes edifícios em forma que façam ruas, ficam divididos uns dos outros em todo o campo, e pelos pés das serras em forma que fazem uma cidade, mas tão comprida que só o que andarmos e vimos dela serão três léguas, ficando-nos ainda mais para ver; porque o campo vai continuando na forma que tenho referido até dar em uma serra que o parte pelo meio com o qual veem as duas ribeiras de uma a outra parte que regam o campo, e nesta serra faz a cidade dois grandes braços que pelos lados dela vão pelas ribeiras acima grande espaço.
Data: 08 Jun 2023
Ler  Ler
À partida, sobretudo quando se viaja para o Oriente, leva-se sempre alguma expectativa de encontrar algo ou pessoas especiais. Estas viagens tornam-se fascinantes pelo exótico das situações, dos costumes, pela religiosidade ainda fortemente vivida tanto no Tibete, patente no silêncio dos mosteiros, como na Índia onde os Guru e os āśrams acolhem o peregrino, porém, o principal e o mais importante é o que se leva interiormente, e depois o que se vive lá. A finalidade da viagem ao Tibete, e que teria de passar necessariamente pela Índia e Nepal, era permitir-me cumprir um karma e uma missão. Antecipadamente fiquei ao corrente dos motivos da viagem, e fui avisada pelos Mestres do sofrimento físico que iria enfrentar. Sabia de antemão que não iria encontrar ninguém em especial, pelo que só nos esperava trabalho interior.
Data: 19 Mai 2019
Peregrinações em São Miguel de Ana Maria Cordeiro
Dei hoje comigo a analisar uma bela foto de uma amiga jornalista que conheço desde pequena. Uma foto muito bela que isolava um conjunto de bordões usados pelos homens da nossa terra para se apoiarem no caminho ao longo da ilha. Agradeci-lhe a memória e lembrei-me do início da Quaresma. Na minha ilha, depois do século XVI e após um grande terramoto, foi prometido pelos homens que, se sobrevivessem às forças da Natureza, dariam a volta à ilha a pé e a rezar o Terço.
Data: 14 Fev 2016
Ler  Ler
Rios indianos não são apenas parte de textos religiosos épicos e mitos são também guardiães da sua riqueza natural. Do início da história registada, a Índia tem honrado seus rios, pela sua beleza e suas bênçãos. Sete desses rios foram apontados para reconhecimento como deuses, não por seus perfis hidrológicos, mas pelas associações culturais e sagradas em seus arredores. Ganga: Símbolo de pureza. Em primeiro lugar na lista está a deusa Ganga (o rio Ganges). Sua nascente na caverna de gelo de Gaumuckh (boca de vaca) em Uttarakhand, Himalaias deve ser o mais inspirador no nosso planeta por pura estética de grandiosidade. Nem mesmo a mitologia cercando o rio pode igualar o sublime impacto do seu nascimento físico. Iniciando o percurso do local de peregrinação de Gangotri, ele flui como rio Bhagirathi. É apenas no seu encontro com o rio Alakananda em Devprayag que o nome Ganga é dado. Em seguida, rio abaixo em Haridwar, o Ganga emerge nas planícies onde o seu curso até ao mar é marcado pela confluência em Prayag Allahabad em Uttar Pradesh.
Data: 05 Ago 2014
Um Retiro Real de Christian Belger
Se você está na Índia procurando pelo encontro com descanso e lazer, Gwalior poderia ser seu destino. Situada na fronteira do norte de Madhya Pradesh, a cidade real não apenas apresenta património e arquitectura antiga para os visitantes, mas muitos aspectos da viva cultura indiana. Gwalior está espalhada ao redor de uma colina de rocha de arenito, coroada por uma impressionante fortaleza, que o primeiro imperador mogol, Babur, chamou de “a pérola no colar de fortificações de Hindu”. É constituída por três áreas principais: Lashkar, a parte comercial; Morar, o mercado rural para os agricultores e moradores das vilas circundantes, e antiga Gwalior, onde se encontra a rica história desta cidade tão interessante.
Data: 22 Abr 2014
registos por página