Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Em Belém

em 10 Mai 2021

Os espaços verdes que a circundam completam esta paisagem ímpar, onde a poesia de vários autores inscritas em bancos de pedra, nos avivam a memória da cultura literária herança de tantos ilustres poetas. Considerado Património Mundial (UNESCO, tal como o Mosteiro dos Jerónimos) é um valioso testemunho da arte tardo-gótico “manuelino” com heráldica régia, que denuncia a sua construção no reinado de D. Manuel I, em 1495/1521. Está associada ao Mosteiro dos Jerónimos e que teria o propósito da sua defesa e protecção, assim, o diz Damião de Góis:

“Defronte deste edifício mandou el Rei fazer a torre de S. Vicente, que se chama de Belém fundada dentro da água, para guarda deste Mosteiro e do porto de Lisboa, edifício que ainda que em si não seja grande em quantidade, contudo a estrutura dele é magnifica. A qual torre se vela de noite, e de dia, de modo que nenhuma vela pode passar sem ser vista…”.

Ainda deste lado do rio se pode caminhar pelo paredão que acompanha o edifício da Fundação Champalimaud, com uma ampla vista sobre o horizonte. Árvores e bancos convidam ao desfrutar deste espaço.

Fica, então a sugestão para visitar um ambiente especial dedicado à cultura em geral e de espaços da natureza de amplos jardins em Belém.

Copyright © 2004-2021, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.