Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
O Festival Esotérico da Páscoa

de Lubélia Travassos

em 17 Mar 2008

O símbolo do ovo foi igualmente conhecido pelos construtores do grande outeiro da serpente, em Ohio, conservando o seu lugar na simbologia sagrada até aos nossos dias, ainda que a maioria dos seres humanos não consiga ver o grande mistério que ela encerra e revela, o mistério da vida. Esse mistério de séculos que produz o ser vivo é o que nós chamamos Vida. Por conseguinte, aprendemos através do simbolismo sagrado do ovo que embora a vida seja capaz de modelar a matéria não depende desta para existir. Sendo auto-existente, sem ter princípio, também não poderá ter fim. Isto é simbolizado pela forma ovóide do ovo. Quando nos apercebemos do verdadeiro conhecimento encerrado no seu simbolismo, isto é, que a vida não é criada, nunca teve princípio e nunca terá fim, permitimo-nos a adquirir coragem para admitir que os seres humanos que agora são retirados da sua existência física, estão apenas a atravessar uma jornada cíclica idêntica à da vida do Cristo Cósmico, vida que penetra na Terra no Outono e a abandona na Páscoa. Portanto, os que morreram estão apenas a transitar para os reinos invisíveis, de onde mais tarde irão de novo embrenhar numa matéria física e entrar como todas as coisas vivas no óvulo da mãe. Entretanto, após um determinado período de gestação, reentrarão na vida física para aprenderem novas lições nesta grande escola da vida. E desta forma vemos como a grande lei da analogia opera em todas as fases e sob todas as circunstâncias da vida. Na verdade, o que acontece ao Cristo no grande mundo, irá também acontecer na vida dos que aspiram evoluir até se tornarem iguais a Ele. Isso faz-nos encarar a presente luta de maneira mais animada.

Deveremos agradecer a Deus o facto de nos oferecer a possibilidade de nascer num corpo concreto de modo a se realizar o nosso desenvolvimento futuro, sendo que a libertação pela morte nos poderá ajudar a libertar do instrumento que se tornou esgotado pelo uso. Por conseguinte, tanto a ressurreição como um novo nascimento noutro ambiente dão-nos a oportunidade de recomeçar a vida, aperfeiçoarmo-nos e evoluirmos de modo a aprendermos as diversas lições que não conseguimos assimilar em vidas anteriores. É e será sempre por este método que conseguiremos um dia ser perfeitos tal como o Cristo ressuscitado!

Desejo-vos uma Feliz e Santa Páscoa!
Ponta Delgada, 13 de Março de 2008