Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Bem-vindo
   Missão
   Agenda
   Notícias
   Loja
   Directório
   Pesquisa
   Marco Histórico §
   Guia de Sânscrito
   NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
pág. 4 de 4
Vesak

de Bhikkhu Dhammiko

em 20 Mai 2013

  

No Livro da Disciplina Mahāvagga do Cânone Páli, no primeiro Kandhaka (Mahākandhaka), encontramos a seguinte passagem no Brahmayācanakathā Suttā, Estância 12:
12. «Assim o Abençoado, olhando para o mundo com o Seu Olhar de Buddha, viu os seres com os olhos mentais obscurecidos e quando Ele assim os viu, dirigiu-se a Brahmā Sahampati na seguinte estância:

«Apāruta tesam amatassa dvārā;
Ye sotavanto pamuñcantu saddham;
Vihimsasaññī pagunam na bhāsim;
Dhammam panītam manujesu brahme».

«Bem abertos estão os Portões para onde a morte não existe,
para todos aqueles que tenham ouvidos para ouvir;
deixai-os conseguir a Fé para realizar essa travessia.
O doce e bom conhecimento eu não o revelei Brahmā,
Desesperado por essa fatigante tarefa em ensinar os
Homens».

Essa tarefa, esse fardo enorme para tentar abrir o Coração dos Homens para lá das portadas da morte, sofreu Jesus na Cruz, o Cristo, ao transmitir com Amor a Lei do Perdão e da Compaixão, tentando ensinar o saber morrer interiormente (morte iniciática) que já Buddha Gautama tinha apontado através da libertação dos complexos da mente, completando o que este achou dificílimo de transmitir na sua época. Poucos compreenderam o Cristo, para além do seu ensinamento deturpado até aos dias de hoje.
É depois das mortes consecutivas no íntimo, à Luz da compreensão e do desapego através da renúncia ensinada pelo Buddha e pelo Cristo, que o Amor e a Luz vão surgindo nos anais superiores do Ser Humano.
Para terminar ficam aqui as palavras sábias de Ajahn Amaro, um dos Monjes originais da Escola de Ajahn Chah, da Tradição da Floresta Theravada – Tailândia:

«Quando a condição cessa, experimentamos a felicidade e a graça da mente liberta. Essa felicidade, clareza e paz plena esteve sempre presente durante todo o tempo, mas estava obscurecida pela experiência de agarrar o sentimento, a esperança, o medo ou a excitação. O modelo percurso da vida do Buddha, esquematiza assim o processo da nossa experiência, se o coração fôr conduzido sábiamente, assim como se manifesta em poucos segundos de meditação. O Nascimento, Iluminação e Parinibbāna celebrados no Vesaka Puja, congregam-se desta forma como um símbolo deste caminho de investigação interior e verdadeiro saber que conduz à libertação e abertura do coração».
* Adaptado de uma palestra em Maio de 2000.

Autores e Obras consultadas:
Vināya Pitaka – Mahāvagga – Mahākandhaka – Brahmayācanakathāsuttā
Swāmi Chidānanda - 1 Maio 1964
Prasad Gokhale - Fredericton, New Brunswick, Canada
Venerable Mettanando Bhikkhu
Diálogo da interrogação e das maravilhas (Majjhima Nikâya, Sutta 123.)
S. Balakrishna, Ph.D - Names of Stars from the Period of Vedas - January 1998
S. Balachandra Rao, Indian Astronomy: An introduction, Universities Press, Hyderabad, 2000.
Anindita Basu
Dennis Harness, Ph.D.
Alice Bailey
     
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®