Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Energia - A Jóia da Vida

de Maria

em 14 Mar 2009

Também usar pensamentos superiores de carácter idealista, devocional ou altruísta, activa certas áreas ou ligações neuronais que produzem substâncias (uma delas a melatonina), criando mais energia psíquica e espiritual. A força da energia psíquica provém do normal funcionamento do cérebro, mas a força mental provém da Consciência ou poder espiritual. A Meditação é o meio pelo qual se pode produzir mais energia, tanto psíquica quanto espiritual, pois no silêncio é que o cérebro tem a capacidade para se auto-regenerar. Meia hora de Meditação possibilita criar, absorver e conter a sua própria força de vida, a energia espiritual.

Como criar energia: meditação, pensamento elevado ou positivo, disciplina, períodos de silêncio (na fala escoa-se muita energia), contemplação e principalmente ligação à Fonte ou Energia Divina (sendo, na realidade, esta a maior fonte de energia).

Como conter: concentração da mente em valores superiores, plena atenção a todos os momentos (ser desperto ou consciente), uso correcto da palavra e das acções, alimentação cuidada e sublimação sexual. (Sublimar é saber usar a energia sem repressão)

Como manter: não prolongar muito o espaço entre meditações, disciplina, leitura e investigação num campo de interesse (estudo e criatividade) altruísmo, consigo próprio e em prol dos outros* e devoção. Exercício físico moderado, tal o Yoga ou caminhar na natureza.

*Naturalmente, que é na inter-acção com os outros (o mundo) que se escoa muita energia, porque ela geralmente é gasta de forma dispersante (stress) ou em conversas longas e emocionais. Aprender a doar o seu tempo (às acções e aos outros) constitui uma forma sábia de manter a energia. Quando as pessoas se sentem esgotadas (sinal de escoamento energético) o mais vulgar é recorrer à comida ou bebida, estimulantes temporários, que só resolvem momentaneamente, desgastando o aparelho digestivo e o cérebro, pois são impulsos anti-naturais (fora de horas), voltando à debilidade energética quando esse estímulo cessa.

Não esqueçamos, que a maior fonte de energia para a Terra é a energia vital que emana dos raios do Sol. Como habitantes deste planeta, absorvemos a energia vital ou prāṇa, que é naturalmente uma das grandes fontes de energia. Absorver o prāṇa ou energia é uma das funções da respiração, como tal deve-se procurar o ar livre para que se absorva directamente essa força de vida.
Aprender a preservar a sua própria energia de vida é uma mestria e uma felicidade: é a mais preciosa jóia.