Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Os Passos de Jesus

de Maria

em 26 Mar 2010

Pilatos, desejoso de agradar à multidão, soltou-lhes Barrabás e, depois de mandar açoitar Jesus, entregou-O para ser crucificado».
S. Marcos

Coroação de espinhos.
Então os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e reuniram toda a corte junto d´Ele. Despiram-n´O, envolveram-n´O com uma clâmide escarlate e, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-Lha sobre a cabeça, bem como uma cana na mão direita. Dobrando o joelho diante d´Ele, escarneciam-n´O, dizendo: “Salvé, rei dos Judeus!”. E, cuspiram-Lhe no rosto, tomavam a cana e batiam-Lhe na cabeça. Depois de o terem escarnecido, tiraram-lhe a clâmide, vestiram-Lhe as Suas roupas e levaram-n´O para ser crucificado»
S. Mateus.

A crucificação.
«Ao chegar o meio-dia, fizeram-se trevas por toda a terra, até às três da tarde. E às três da tarde, Jesus exclamou em alta voz: “Elí, Elí, lemá sabachtáni?”, que quer dizer: Meus Deus, meu Deus, porque me abandonaste? Ao ouvi-lo, alguns que estavam ali disseram: “Está a chamar por Elias!” Um deles correu a embeber uma esponja em vinagre, pô-la numa cana e deu-lhe a beber, dizendo: “Esperemos, a ver se Elias vem tirá-lo dali”. Mas Jesus, com um grito forte, expirou. E o véu do templo rasgou-se em dois, de alto a baixo. O centurião que estava em frente dele, ao vê-lo expirar daquela maneira, disse: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus!”»
«Ao cair da tarde, visto ser a Preparação, isto é, vésperas do Sábado, José de Arimateia, respeitável membro do Conselho que também esperava o Reino de Deus, foi corajosamente procurar Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Pilatos espantou-se por Ele já estar morto e, mandando chamar o centurião, perguntou-lhe se já tinha morrido há muito. Informado pelo centurião, Pilatos ordenou que o corpo fosse entregue a José. Este, depois de comprar um lençol, desceu o corpo da cruz e envolveu-o nele. Em seguida, depositou-o num sepulcro cravado na rocha e rolou uma pedra sobre a entrada do sepulcro».
S. Marcos.

Ressurreição de Jesus.
«No primeiro dia da semana Maria Magdala foi ao túmulo logo de manhã, ainda escuro, e viu retirada a pedra que o tapava. Correndo, foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, o que Jesus amava, e disse-lhe: “O Senhor foi levado do túmulo e não sabemos onde o puseram”. Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao túmulo. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Inclinou-se para observar e reparou que os panos de linho estavam espalmados no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver os panos de linho espalmados no chão, ao passo que o lenço que tivera em volta da cabeça não estava espalmado no chão juntamente com os panos de linho, mas de outro modo, enrolado noutra posição. Então, entrou também o outro discípulo, o que tinha chegado primeiro ao túmulo. Viu e começou a crer, pois ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos. A seguir, os discípulos regressaram a casa».
S. João.

Aparição a Maria de Magdala.
«Entretanto, Maria estava junto ao sepulcro da parte de fora, a chorar. Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde jazera o corpo de Jesus. Disseram-lhe eles: “Mulher, porque choras?” “Porque levaram o meu Senhor, respondeu, e não sei onde O puseram” Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Ele: “ Mulher, porque choras? A quem procuras?” Pensando que era o hortelão, ela disse-lhe: “Senhor, se Tu O levaste, diz-me onde O puseste e eu irei buscá-Lo” Disse-lhe Jesus: “Maria!” Ela, voltando-se, disse-Lhe: “Rabboni!” – que quer dizer “Mestre”. Jesus disse-lhe: “Não Me detenhas, porque ainda não subi para Meu Pai; mas vai ter com os Meus irmãos e diz-lhes que vou subir para Meu pai e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus”.