Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
O Poder da Concentração

de Maria

em 27 Set 2010

Vibhūti-pāda é o capítulo dos Yoga Sūtras dedicado à Concentração através do Samyama. No 1º Sūtra, somos convidados a trabalhar a mente no sentido de a educar numa só direcção. A maioria das pessoas pensa, erradamente, que a Meditação é uma forma de entrar na paz do vazio, de que se fala, como por exemplo, no Budismo Zen. Porém, a Meditação consiste sobretudo em direccionar a mente, aplicando a ferramenta do “objecto”, ou algo que sirva como ponto ou “ancoradouro” onde a mente se possa fixar. Patañjali propõe vários “objectos”, mas a escolha deve estar de acordo com a sensibilidade e ideal de cada um, que pode passar por concentrar-se numa cor, numa rosa, num ponto de luz, num Mestre de devoção, etc. Os pontos de Concentração enunciados por Patañjali encontram-se ao longo do Vibhūti-pāda, em várias fases, onde revela também, o resultado que daí pode advir.

1º Sūtra: Concentração é a extensão interna da mente dentro de uma área limitada (no objecto de Concentração).

Isto é: usar a mente em toda a sua potencialidade, levando-a a fixar-se num ponto.
No início desta prática surgem dificuldades em manter a mente concentrada em algo, porque ela é, por si mesma, extrovertida. Porém, uma das tarefas do praticante é dar conta dos pensamentos que vão assolando o cérebro e retirá-los, permanecendo atento a nova investida de pensamentos perturbadores, fruto duma mente inquieta. Este é, sem dúvida, o primeiro passo para praticar a Concentração, que de modo natural leva à Meditação, tal como referido no Sūtra seguinte:

2º Sūtra: Este estado de concentração predispõe naturalmente à Meditação.

Assim, quando a mente está focada, a Meditação surge espontaneamente, podendo acontecer de modo inesperado algum grau de Samādhi, isto é, um elevado estado de Contemplação consciente.

O 5º Sūtra: Através da mestria do Samyama, vem a luz da Consciência Superior.

A Meditação apoiada em algo torna-se mais fácil e prepara a mente para se fixar ou integrar no “Objecto”, que é a Consciência Suprema ou Absoluta. Finalmente, fruto de aturada prática poderão surgir os “acontecimentos”. Todavia, os resultados dependem da aceitação ao caminho espiritual, que ele próprio, interiormente, vai exigindo em termos de renúncias, decisões internas e externas. Esta exigência vem pela necessidade de purificar toda a estrutura física, psíquica e cármica, elevando a vibração a planos espirituais de modo a realizar a integração gradual na Consciência Suprema ou Inteligência Superior.

A purificação permite maior sensibilidade para que exista uma tomada consciente das ocorrências ou realizações espirituais que vão acontecendo. Na realidade, quem se empenha no caminho percebe que deve esforçar-se por estar sempre “alinhado”, numa sintonia com o seu Eu Superior e, consequentemente, com a Consciência mais elevada: a Inteligência Suprema. O caminho espiritual no seu valor mais alto requer uma tomada de consciência cada vez mais profunda. Só assim se pode saber o quanto se evolui e realiza a própria vida espiritual.

Assim foi dito: «Quando a mente está entorpecida, ergue-a ou incita-a; quando se distrai, trá-la de novo à calma; quando se apega, está consciente disto; quando está estabelecida numa pose equilibrada, não a distraias mais. Não te demores na beatitude que vem do Savikalpa Samādhi, mas permanece desprendido através da discriminação (Buddhi) (Gaudapada-karika.3.44.45.).

Os Sūtras que desenvolvem a prática da Meditação com “semente” ou Samyama, suporte de Concentração, encontram-se no 3º Capítulo do Vibhūti-pāda do livro de Maria: “Tratado de Meditação Baseado no Yoga Sūtras de Patañjali”. (Publicações Maitreya).