Seres

Mãe - Mirra Alfassa nasceu em Paris, em 1878, filha de um bancário turco e de mãe egípcia. Desde muito cedo começou a ter experiências psíquicas e espirituais sendo sempre guiada em seus sonhos por um mestre que lhe dava instrução espiritual. Revelou grande interesse pelo ocultismo e por várias técnicas de auto-conhecimento participando em palestras e promovendo debates. Era extremamente culta e uma assídua leitora.
Casou por duas vezes, teve um filho, e em 1914 teve a oportunidade de viajar para a Índia quando o seu segundo marido se candidatou a um cargo político naquele país, em Pondicherry, onde Mirra encontra, no mesmo dia de sua chegada, Śrī Aurobindo (§), reconhecendo-o como aquele que a havia orientado em seu caminho espiritual. Tomou-o como guru e seguiu a sua disciplina, trabalhando a seu lado.
Em 1926, Śrī Aurobindo retira-se do convívio de seus discípulos para intensificar a sua prática de Yoga (§) e Mirra assume a inteira responsabilidade de orientar o seu āśram, o qual foi crescendo e admitindo familiares dos discípulos, incluindo crianças, às quais Mirra se dedicou inteiramente, promovendo e tomando conta da educação e do bem-estar físico, vital e espiritual.
Mais tarde abriu uma escola que veio a crescer e a transformar-se no que é hoje conhecido por Centro Internacional de Educação Śrī Aurobindo.
Mirra ficou conhecida como a Mãe dada sua maravilhosa capacidade de conservar juntas todas as pessoas e coisas como por laços invisíveis, com o poder de transformar a vida em alegria de viver e com a sua ilimitada ternura, de fazer as pessoas felizes, fiéis e obedientes.
Abandonou o seu corpo físico aos 95 anos de idade.
Vasco Rodrigo Gonçalves

Marco Histórico §