Seres

Pitágoras

Pitágoras - Nasceu em Samos, cerca de 572 a.C.
Entre 560-540 a.C. Pitágoras viajou por diversos países desde o Egipto (§), Fenícia e Pérsia, contudo, pouco se sabe acerca destas viagens. Algumas fontes antigas dizem que na Pérsia se teria familiarizado com a doutrina de Zoroástro do Bem e do Mal, os governantes do mundo. Na Babilónia teria estudado aritmética e música, disciplinas donde criaria a ideia da harmonia da música das esferas. Para Pitágoras havia uma identidade entre os intervalos dos diferentes tons de uma lira e as distâncias dos planetas, de forma que estes ao moverem-se produziam uma harmonia.
No Egipto havia acedido aos mistérios esotéricos e aprofundado os conhecimentos de geometria e astronomia, logo plasmado no seu célebre teorema.
Por causa da ditadura de Polícrates, Pitágoras abandonou Samos e foi para o sul de Itália, Crotona, cidade da magna Grécia, onde difundiu os seus ensinamentos num período entre 540-530 a.C. Incitados por Cilón os cidadãos de Crotona assaltam a escola de Pitágoras. Morre pouco depois em 500 a.C.
Legou-nos assim, a sabedoria dos números e da geometria, ciências, que contribuíram para o enriquecimento da Humanidade.

Marco Histórico §