Seres

Maimónides - Moshe ben Maimón, mais conhecido por Maimónides, médico e filósofo nasceu em Córdova, no sul de Espanha, em 1135. Filho de pais judeus, começou cedo a dedicar-se ao estudo do Talmud (§), mas com a invasão almóada interrompeu os estudos por a família ter de abandonar a cidade, devido a duras perseguições, e instalar-se em Fez, Marrocos.
Mais tarde emigram para Israel, onde depois de S. João de Acra, passam a Jerusalém, para finalmente, após tantas perseguições, refugiarem-se no Cairo Egipto (§), onde Maimónides entrou ao serviço do sultão Saladino como seu médico pessoal. Não era só um excelente praticante de medicina, mas via a Ciência com uma forte clarividência e uma excepcional modernidade, numa concepção global do ser humano.
Na posteridade acaba por ser mais conhecido pela sua vertente filosófica que assenta entre a harmonia da fé religiosa e a filosofia racionalista aristotélica. E a sua obra mais conhecida, o “Guia dos Perplexos”, influencia Tomás de Aquino. A sua Mishneh Tora, com treze artigos de fé, é obra de referência, muito perto de tratados astronómicos. É em Espanha, como "Cordobês", que está mais traduzido e editado.

Marco Histórico §