Saberes

Eclipse - O Eclipse total da Lua só acontece na fase de Lua Cheia, pelo alinhamento do Sol, da Terra e da Lua. A Terra interpõe-se entre o Sol e a Lua.
O fenómeno começa pela entrada do nosso satélite na penumbra da Terra A primeira parte do Eclipse, ou no decréscimo de luminosidade do disco lunar pode torna-se imperceptível, contudo, progressivamente a lua submergirá ante a forma circular da terra que se vai projectando pelo espaço. A lua vai desaparecendo lentamente. O disco lunar é completamente absorvido pela sombra terrestre e fica uma cor vermelho laranja a irradiar… Esta característica da cor é devido à atmosfera da Terra que por refracção dos raios solares projecta a sua sombra pelo espaço. Serão no entanto as condições meteorológicas e a atmosfera do momento que darão as melhores oportunidades de se apreciar a intensidade das cores que podem variar, bem como a qualidade da luminosidade.
A face iluminada da Lua voltada para a Terra desaparecendo quase num período de 3 horas; desde o começo da sombra projectada da Terra até quando se completa a passagem total do Eclipse, oferece um espectáculo magnífico e único.


Marco Histórico §