Sinfonia nº 6 Pastoral de Beethoven

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Sinfonia nº 6 Pastoral de Beethoven

Nas sinfonias de Beethoven, tanto conseguimos identificar ambientes idílicos e bem-humorados como impulsos trágicos ou épicos. Porém, tudo depende da imaginação do ouvinte. Enquanto retrato, a música nunca teve a aspiração de competir com uma pintura a óleo, e menos ainda com uma fotografia. Afinal, como é que uma orquestra conseguiria reproduzir a imagem de uma tarde solarenga à beira de um riacho? Em vez disso, a Sinfonia n.º 6 propõe-se expressar, através do som, os sentimentos que os cenários campestres em nós despertam. Será este o enquadramento da estreia absoluta do primeiro Concerto para Piano composto por Tiago Derriça, uma encomenda do CCB. Desperta assim também a vontade de descobrir os ímpetos concertantes deste compositor.

Piano Marta Menezes
Maestro Paul Daniel