Fundação Maitreya

de Geetanjali Deshmukhe e S.A.H. Abidi

em 08 Set 2009

Altos valores nutritivos

As algas marinhas, normalmente conhecidas por plantas do mar, são pequenas plantas coloridas que crescem nas rochas das praias que recebem as inter-marés. A sua presença nas rochas oferece um valor estético a essas praias. As plantas do mar passaram a ser conhecidas por nomes de plantas terrestres comuns devido ao formato parecido. Algumas delas são:
Palmaria (Dulce); Porphyra, também conhecida por laver púrpura pelos irlandeses; Alface-do-mar (Ulva) e uvas do mar (Caulerpa) usada nas saladas.
O que tornam essas algas tão populares e porque se devem comer esses chamados vegetais do mar? Além de possuírem altos valores nutritivos (proteína 20-45% carbo hidratos – 40%, etc.) eles possuem uma rica fonte de vitamina A, B e C. O alto conteúdo de cálcio (o,8 a 1,4g/100g) tornam esses espécies mais ricas em minerais do que o leite e os ovos. O elemento mais importante é o iodo, que se encontra naturalmente nessas plantas e está ausente nas plantas terrestres normalmente consumidas. O kelp, especialmente rico em iodo é usado como medicamento tradicional para cura de gota.
Além do consumo directo dessas algas, elas são usadas como ingredientes primários em gelatinas e sobremesas. Essas composições, geralmente conhecidas por Phycocolloids encontram-se nas paredes das células das algas. As algas mais comuns são agar (palha da China), carrageenan (estabilizador de chocolate, endurecedor da cobertura de açúcar para bolos, sobremesas e outros itens de confeitaria), ambos derivados das algas vermelhas e alginate – extracto de alga castanha, usada em gelatina. A gelatina e as suas propriedades inertes são também especialmente úteis nos estudos anti-virais e anti-bacteriológicos.
Recentemente, várias espécies foram analisadas pelos seus bio-activos componentes conduzindo a produtos naturais como medicamentos. Uma espécie de alga vermelha é conhecida pela característica composição de controlar diabetes. Seu alto valor nutritivo e baixo valor calórico tornam essas plantas ideais para pessoas que fazem regime e sofrem de obesidade e problemas coronários. São também bons substitutos de vitaminas e minerais caros.

Cortesia da Revista India Perspectives

® http://www.fundacaomaitreya.com