Fundação Maitreya

de Maria

em 07 Mar 2012

Estimados amigos:
Aos que nos têm acompanhado neste projecto do Mosteiro Budista em Portugal, não só na procura de um local para instalar o Sangha (monges), como no suporte tanto financeiro quanto humano, expressamos o nosso melhor agradecimento. Aproxima-se a data da chegada dos monges a Portugal e as preparações para este evento estão em curso.

Assim, apelamos a todos que se sintam motivados neste ideal altruísta de colaborar num projecto que é universal, no sentido de nos indicar locais possíveis e acessíveis, dentro de áreas na periferia de Lisboa. Acolhemos com gratidão a vossa colaboração.

Nesta fase, o do começo do Mosteiro em Julho de 2012, e para que seja facilitada a inter-acção entre monges e leigos, optamos por arrendar uma residência nos arredores de Lisboa, cuja procura começa agora. Por outro lado, ficamos à disposição de ofertas, que podem passar, por exemplo, pela concessão de uma casa por um ano, ou mesmo doação, ou ainda de contributos, especialmente dirigidos para a sustentabilidade do arrendamento.

É do conhecimento geral que a instituição do Mosteiro Budista Theravada, registada com o nome Budismo Theravada da Floresta – Comunidade Religiosa, foi fundada por dois monges, Ajahn Vajiro, monge inglês (nos últimos anos residente no Mosteiro Amaravati), e o monge português Ven. Dhammiko, (ordenou-se e residiu também em Amaravati) e cinco leigos: Maria Ferreira da Silva, Helena Gallis, Miguel Guimarães, Gonçalo Pereira e Miguel Novo. Estes membros não usufruem de qualquer remuneração, sendo todos, portanto, voluntários.

Ajahn Vajiro, actualmente na nova Zelândia, irá para o Reino Unido, no início de Julho, de onde partirá para Portugal com outros dois monges, o Venerável Subbadho e o Venerável Kancano. (Ver biografias em www.mosteirobudista.com).

O plano é partirem de Inglaterra no dia 13 de Julho. A viagem será feita de carro atravessando o mar no ferry-boat que parte de Portsmouth e atraca em Bilbao, no norte de Espanha. Para tal serão acompanhados por Julian Wall, um amigo e colaborador do Sangha que se disponibilizou para tomar parte desta aventura.

Assim, espera-se que os nossos “pioneiros” cheguem a Lisboa por volta do dia 18 de Julho, onde irão então determinar o Vassa, período que corresponde à época das chuvas na Ásia e durante o qual é tradição os monges permanecerem fixos num determinado local. Este ano o Vassa começa no início de Agosto, estendendo-se até finais de Outubro.
Dar-se-á assim início à presença do Sangha residente em Portugal...

Contactos: mosteirotheravada@gmail.com
96 2914860 /21 4822329