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Sanat Kumāra
de Lubélia Travassos em 29 Jan 2013 ![]() O texto de Chandoga Upanishad Sanat Kumāra aparece como rishi (santo), e é uma das deidades do Jainismo. Na cidade de Kataragama, no Sri Lanka, existe um santuário ecuménico a ele dedicado e que reúne pessoas de diversos credos. Algumas fontes identificam-no como Karttikeya, o deus da guerra e comandante chefe do exército celeste, cuja função é exterminar o demónio Taraka, símbolo da ignorância e da mente inferior. De acordo com Helena Blavatsky, Sanat Kumāra pode se entendido tanto como um ser real, como um símbolo para certas qualidades do intelecto superior, não fornece detalhes sobre este último aspecto. Considerado um homem objectivo, é o mais excelso dos Kumaras, que afirma serem sete ao todo. É chamado variavelmente de “o Vigilante Solitário”, “ o Ancião dos Dias”, “o Mahā Guru”, “O Iniciador Único” e “o Eterno Donzel de Dezasseis Anos” – uma vez que o seu nome significa “sempre jovem”.Este personagem exerce a função de Senhor do Mundo, líder supremo de toda a hierarquia espiritual invisível que rege, auxilia e sustente o Globo. Charles Leadbeater diz que ele representa o Logos na terra, presidindo a toda a evolução deste planeta ao longo de um extenso período de tempo. Leadbeater reitera a posição de Sanat Kumāra como Senhor do Mundo e Iniciador Único, dizendo que todo o aspirante em determinado ponto da sua trajectória é apresentado a este ser, e que o seu aspecto é tão extraordinariamente belo e majestoso e emana tamanha aura de poder, antiguidade e omnisciência, ainda que aparentando ser um jovem, que muitos não suportam a visão. Ainda segundo a Teosofia, o corpo físico de Sanat Kumāra e o dos seus auxiliares directos, ainda que tenham forma humana, não são corpos naturais, como são os corpos humanos, mas sim foram criados voluntariamente através do seu poder espiritual para habitarem neste planeta, e não sofrem corrupção, não necessitam de alimento nem envelhecem. Sanat Kumāra seria originário de Vénus, e assim não faz parte da raça humana, mas teria vindo para a Terra para acelerar a nossa evolução, junto com outros três Kumaras seus auxiliares e uma corte de se Outras apreciações A maior parte das escolas de esoterismo contemporâneas derivou em maior ou menor grau da Teosofia como apresentada por Blavatsky e, em linhas gerais, elas têm Sanat Kumāra na mais alta consideração. Na corrente dos “Ensinamentos dos Mestres Ascensionados, da Igreja Universal e Triunfante” do “Templo da Presença” EU SOU, da “Ponte para a liberdade” e escolas similares, Sanat Kumāra também é considerado um grande ser, Regente do Mundo, embora alguns tenham opiniões ligeiramente diferentes acerca do seu status e funções, da época da sua vinda para a Terra e do número dos seus auxiliares. Benjamin Creme, um dos líderes do movimento New Age, em grande parte subscreve o que ensina a Teosofia, acrescentando que os Kumaras vieram para cá em veículos que, densificando a sua estrutura atómica, se tornaram visíveis e são hoje o que se conhece como discos-voadores, afirmando que ainda existe contínua comunicação desta forma entre Terra e Vénus. O Nome de Sanat Kumāra chegou recentemente à cultura popular do ocidente. Em 1986 “Marvel Comics” publicou uma novela chamada “Dr. Strange: Into Sambālla” onde o protagonista decide ir até Shambālla para encontrar-se com Sanat Kumāra e outros mestres, mas por fim muda de ideias e escolhe encontrar a iluminação em si mesmo. Ligações externas Ascencion Research Center – Mestres Ascensionados Lightbearers – Site dedicado a Sanat Kumara C.W. Leadbeater – Os Mestres e a Senda Referências Blavatsky,Helena P. – Glossário Teosófico. São Paulo: Editora Ground A Doutrina Secreta. São Paulo: Civilização Brasileira Leadbeater. Charles W. O – Os Mestres e a Senda – São Paulo: Pensamento, 1997 ![]() |
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