Fundação Maitreya

Agentes curativos naturais

de Maria

em 16 Set 2013

Com a entrada do frio ficamos mais propensos a resfriados, catarros e mesmo gripes. Os laboratórios farmacêuticos elaboram um sem número de medicamentos que se requer serem tomados convictamente pelos pacientes. No entanto, para atenuar sintomas, podemos em certa medida e conforme a gravidade dos casos substitui-los por remédios naturais, que se tornam eficazes quando bem aplicados. Além de mais económicos, os seus efeitos são benéficos para a saúde em geral, e contam-se entre as terapias caseiras, as inalações ou vaporizações com plantas naturais e medicinais, boas tisanas ou ainda caldos quentes reconfortantes.

Temos uma vasta e diversificadas gama de plantas medicinais que produzem uma acção suave, desinfectante, calmante e sudorífica. Pode-se usar a salva para inflamações de garganta e a malva para fortalecer os tecidos mucosos que os protege formando sobre eles uma capa. Também de entre os chás, a camomila é a rainha das tisanas, pois acalma o organismo em geral e combate o resfriado. A alfazema também tem um poder curativo natural recomendado especialmente para as vias respiratórias.

Para além da prevenção das gripes e demais doenças através de métodos naturais podemos também fazê-lo pela alimentação através de nutrientes com elementos específicos que podem curar enfermidades ou mesmo algum mal-estar passageiro. Para as dores nas articulações uma refeição de lentilhas faz melhoras consideráveis e usufruirá de grande benefício incluir na dieta um prato destas leguminosas pelo menos uma vez por semana.

A cebola, por exemplo é potente antibiótico natural, depurativa e revitalizante consumida crua ou cozida.

O limão pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações: nas infecções pulmonares, tuberculose pulmonar e óssea, bronquite crônica, constipações e gripes. Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo, acautelando gripes e constipações. Actua como estimulante do sistema imunitário e como antibiótico natural (para este efeito, comer também as sementes). Usado em gargarejos, melhora as dores de garganta (com 1 colher de mel).

Banho de vapores descongestionantes antes de dormir com plantas medicinais em 8 passos:

1) Pôr água aquecer numa panela (caçarola) até que ferve (vermos o vapor) e acrescentamos umas quantas folhas de eucalipto, um par de gotas de óleo essencial de eucalipto e de pinho. Pode-se juntar um pouco de rosmaninho
2) Entretanto preparar uma esponja limpa, uma tigela com água fria e uma toalha seca.
3) Colocar a panela tapada e pôr sobre uma mesa à altura da pessoa. O paciente deve sentar-se diante do recipiente, de modo a puder inalar os vapores. Deve certificar se a temperatura da casa está confortável e livre de correntes de ar.
4) Cobrir a cabeça, ombros, e caçarola com uma toalha bem grande e com uma manta por cima, esta cobertura tem de ser suficientemente abrangente para que não penetre o mínimo de ar do exterior.
5) No momento de destapar a caçarola deve inclinar-se para respirar e expirar os vapores.
6) Fazem-se boas inalações respirando fundo durante 5 a 10 minutos ou até que sinta o descongestionamento do nariz.
7) Transcorrido o tempo necessário tirar a manta e a toalha e friccionar o rosto com água fria para fechar poros e para provocar uma reacção favorável
8) Secar o rosto e agasalhar-se bem evitando correntes de ar e sensação de frio.

O efeito deste tipo de “banho” de vapor é tão relaxante e descongestionante que o paciente é invadido por uma grande sensação de bem-estar. O calor e a reacção que esta vaporização gerou no organismo, teve o efeito de acalmar os sintomas do resfriado e prepara para recuperar a saúde. O ideal é que ao dormir se desfrute de um bom sono reparador, gozando do calor de seu próprio corpo que activa processos naturais até mesmo contra a febre. A febre, é uma reacção saudável do organismo para combater enfermidades e principalmente durante a noite, o corpo ao desenvolver calor vem a diminuir a temperatura através da transpiração.

Não esquecer que o fundamental é não sucumbir aos sintomas da doença e iniciar um processo de cura a partir do domínio da própria mente, um dos factores mais relevantes para combater enfermidades. As potencialidades da mente estão além do que se conhece – inclui-se a meditação como uma das formas naturais para a cura.

Observações:
Na utilização de óleos essenciais convém receber os vapores com os olhos fechados.

® http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 18/4/2024 às 15:23