Fundação Maitreya

Arquitectura maravilhosa

de Shahid Akhter Makhfi

em 12 Fev 2015

Use a sua imaginação para vagar pelas caravanas nas regiões quase desertas do oeste da Índia. Pode viajar de noite, guiando-se pelo céu espargido de estrelas que lhe dizem as horas. Logo será dia e estará aproximando-se da parada estimada – um vav ou um stepwell onde pode passar uma grande parte do dia relaxando e refrescando-se para a próxima jornada. Este é o 15º século de Gujarat e são preferíveis jornadas nocturnas para evitar o sol forte do meio-dia ou a tempestade da tarde que pode sujar a sua bagagem. Ninguém teme viajar de noite, já que são muito raros os roubos pela região. Imagine os 32 anos do reino do Sultan Ahmad Shah com apenas dois crimes registados!

De volta para as acomodações, vê-se o belo vav que é caracterizado por um longo corredor descendo por baixo da superfície terrestre e situada no meio com um pavimento espaçoso que finalmente leva a uma piscina com pouca exposição ao sol. O labirinto interior dos espaços subterrâneos vav são escuros e frios – tudo o que um viajante desgastado poderia pedir.

Gujarat é o lar de centenas de stepwell ou vav espalhados pelo estado. De facto, construir um poço era um acto devocional. Um poço típico é feito da Mandapa ou do pavilhão de entrada, que forma a passagem principal ao nível do solo e kuta ou a escadaria que leva a água ou kund no fundo. A maior parte dos poços é decorada com esculturas. Ao mesmo tempo em que apreciamos as obras de arte, às vezes esquecemo-nos de apreciar a ciência e habilidades engenhosas, de onde muitos pilares e lintéis são feitos para suportar cinco ou sete andares, incluindo toda a parte subterrânea.

O mais velho dos stepwells em Gujarat está entre as Colinas de Junagarh – Navghan Vav e Adi-Chadi Vav. Os dois stepwells parecem ter sido retirados de pedras macias e usadas para grandes fins – uma maravilha mesmo para os padrões modernos. Na longa lista de stepwells criados estruturalmente, deve-se reverter o Dhank onde no sexto século de Jhilani e Manjushri vav existiam. O mais magnificente de todos os stepwells é o Rani Ki vav, em Patan, construído em 1022 -1063 d. C., por Rani Udyamati, a rainha de Chalukya King Bhimdeva I, sua formação lateral dos paços de passos é pontuada com um número de santuários miniaturas em todos os níveis.

Mata Bhavani vav em Asarva, próximo a Ahmedabad é outro stepwell atribuído ao período de Chalukyan. Helical vav em Pavagarh é um poço incomum, atribuído ao Visvakarma Vastushastra, onde a escadaria de entrada leva a uma escadaria em espiral que culmina no poço. De facto, a escadaria em espiral gradualmente torna-se parte do poço e uma pessoa sensível deve evitar estes degraus que deixam tonto, com a visão da água aproximando-se com cada passo.

Cortesia da Revista India Perspectives

® http://www.fundacaomaitreya.com