Fundação Maitreya

Maria no Templo

de Maria

em 21 Jul 2015

A Academia de Arte de Veneza é uma das relíquias, guardada em magnífico edifício, outrora escola de pintura que, principalmente no Renascimento, albergou alunos notáveis. Originalmente, contém uma luz espiritual que irradia por si só, livremente, para acolher o feliz e digno visitante. É sob esta grata influência que, maravilhados, encontramos passo após passo, sala após sala, imagens das mais belas cores e contrastes, que nos conduzem a dimensões infinitas de criatividade. A admiração e a solenidade fez-nos parar diante de uma das mais transcendentes pinturas daquele que foi indiscutivelmente, grande: Ticiano.

A Arte Sacra, tal relíquia sagrada, é ainda grande inspiradora da contemplação e elevação espiritual, ofertada no altar da vida.

A imagem, já de si, grandiosa, trabalhada por toda a parede de uma sala, envolve-nos candidamente pelo tema da obra, que representa uma passagem da vida de Maria (Mãe de Jesus).

A figura central é uma pequenina criatura de rosto angélico, de entre três a cinco anos de idade, que sobe serenamente as escadas do Templo, onde, no topo, é aguardada pelos Sacerdotes. A candura de Maria tem beleza divina e só um grande mestre como Ticiano, conseguiria retractar tal beatitude num rosto de criança.

O sentido do espaço e da harmonia das figuras que compõem o quadro; personagens vigorosas e terrestres com ideal de perfeição física, protagonizam esta representação de Maria no Templo e concorrem para dar a esta figurinha de anjo, uma posição de destaque, que, luzindo dentre a multidão e resolutamente, começa a sua ascensão...

Ticiano realizou, nesta obra, uma harmonia maravilhosa entre a beleza inteligível e a intuição espiritual.

® http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 16/4/2024 às 19:27