Fundação Maitreya

Amizade

de Maria

em 09 Nov 2015

O sentimento da amizade é o ponto de partida, ainda que básico para o amor incondicional. Enquanto amizade ela é limitada por uma cintura de amigos a quem se estima e considera e, portanto, estreita e restrita a um grupo. Porém já é mais abrangente do que o amor afectivo pessoal ou exclusivamente entre dois seres, ou entre pais e filhos, mas, obviamente, não tão poderoso. Os sentimentos afectivos mais íntimos que se desenvolvem entre apaixonados, naturalmente são mais profundos, mas mais possessivos, tal como entre familiares mais próximos. De facto, este tipo de amor torna-se muito restritivo, doado apenas àqueles a quem o coração elege, ou que lhes é imposto pelo nascimento.

A amizade pode transformar-se também num sentimento profundo e poderoso, mas mais lato e conduzir a um sentir incondicional, abrindo portas a um amor mais universal, aquele que acolhe todas as criaturas sem distinções sociais, familiares, culturais ou raciais.

Naturalmente, que é no coração que ele pode ser sentido, mas depende da expansão de Consciência, ou seja ela deriva por sua vez da evolução espiritual de cada um, que o mesmo é dizer da auto-realização na Unidade. Só nesta evolução espiritual se pode viver o amor incondicional onde os sentimentos já não se dirigem para um único ser, mas abarca tudo e todos sem distinções. Ama-se, porque esse amor se vive, primeira e fundamentalmente no interior do nosso coração.

É, portanto, nesta condição de um sentimento destituído de posse ou pertença que o sentido da amizade pode evoluir para o amor incondicional vivido internamente, onde a qualidade desse amor se sobrepõe a todos os outros sentimentos. Com este amor integrado no coração, ultrapassa-se em relação aos outros, todos os julgamentos e repulsas que são apanágios dos seres humanos nos seus sentimentos mais básicos. O amor incondicional não exclui, ele integra, envolve e une.

® http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 29/3/2024 às 6:29